Os incêndios florestais alimentados pelo vento na ilha havaiana de Maui, que levaram as pessoas a pular no oceano para escapar das chamas e da fumaça, forçaram as pessoas a evacuar na quarta-feira, disseram as autoridades. A Guarda Costeira disse à CBS News que resgatou uma dúzia de pessoas na cidade de Lahaina, que se refugiaram na água na terça-feira.
O fogo foi generalizado em Lahaina, e o condado de Maui twittou que várias estradas foram fechadas com um aviso: “NÃO vá para a cidade de Lahaina”.
O tráfego está muito pesado enquanto as pessoas tentam evacuar e as autoridades pediram às pessoas que não estavam em uma área de evacuação que se abrigassem para evitar aumentar o tráfego, disse Mahina Martin, porta-voz do condado de Maui, à Associated Press em entrevista por telefone na quarta-feira.
Front Street, uma área da cidade popular entre os turistas, foi duramente atingida pelas chamas.
“Prédios de ambos os lados foram engolfados”, disse o empresário da Front Street, Alan Dickar, à KGMB-TV, afiliada da CBS Honolulu . “Não havia caminhões de bombeiros naquele momento; acho que o corpo de bombeiros estava sobrecarregado.”
Ele disse a Patrick Torphy, da CBS News, “Maui não consegue lidar com isso. … Muitas pessoas perderam seus empregos porque muitas empresas queimaram. Muitas pessoas perderam suas casas. … Isso vai ser devastador para Maui.”
O incêndio florestal em Lahaina foi um dos muitos no Havaí provocado por ventos fortes que queimaram várias estruturas, forçaram evacuações e causaram quedas de energia em várias comunidades enquanto os bombeiros lutavam para chegar a algumas áreas que foram isoladas por árvores caídas e linhas de energia. Algumas pessoas relataram ter problemas para evacuar devido ao engarrafamento, fumaça e chamas invasoras.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que o furacão Dora, que estava passando ao sul do arquipélago a uma distância segura de 800 quilômetros, foi parcialmente responsável pelas rajadas acima de 100 km/h que cortaram a energia ao cair da noite, abalaram casas e imobilizaram helicópteros de combate a incêndios. As condições perigosas de incêndio criadas por ventos fortes e baixa umidade devem durar até a tarde de quarta-feira, informou o serviço meteorológico.
O Central Pacific Hurricane Center disse que Dora era um furacão de categoria 4 na manhã de quarta-feira.
A governadora interina Sylvia Luke emitiu uma proclamação de emergência em nome do governador Josh Green, que está viajando, e ativou a Guarda Nacional do Havaí.
As autoridades não estavam cientes de nenhuma morte e sabiam de apenas um ferimento – um bombeiro que estava em condição estável em um hospital após inalar fumaça, disse Martin. Não há contagem disponível para o número de estruturas afetadas pelos incêndios ou o número de pessoas afetadas pelas evacuações, mas Martin disse que há quatro abrigos abertos, com mais de 1.000 pessoas no maior.
“Isso é tão sem precedentes”, disse Martin, observando que vários distritos foram afetados. Uma emergência durante a noite é aterrorizante, disse ela, e a escuridão torna difícil avaliar a extensão dos danos.
Os incêndios não ocorreram apenas em Maui.
A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências aprovou uma declaração de desastre para fornecer assistência a um incêndio que ameaçou cerca de 200 casas dentro e ao redor do Kohala Ranch, uma comunidade rural com uma população de mais de 500 habitantes na Ilha Grande, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí.
Quando o pedido foi feito, o fogo havia queimado mais de 600 acres e não havia sido contido. Grande parte do Havaí estava sob um alerta de bandeira vermelha que continuou na quarta-feira, e dois outros incêndios descontrolados estavam ocorrendo na Ilha Grande e em Maui, disseram autoridades.
Equipes de bombeiros em Maui estavam combatendo vários incêndios concentrados em duas áreas: o popular destino turístico de West Maui e uma região montanhosa do interior. Em West Maui, o serviço 911 não estava disponível e os residentes foram orientados a ligar para o departamento de polícia.
Por causa das rajadas de vento, os helicópteros não foram capazes de despejar água sobre os incêndios do céu – ou medir com mais precisão os tamanhos dos incêndios – e os bombeiros encontraram estradas bloqueadas por árvores caídas e linhas de energia enquanto trabalhavam nos incêndios internos, disse Martin.
Cerca de 14.000 clientes no Havaí ficaram sem energia na quarta-feira, de acordo com PowerOutage.us .
“É definitivamente um dos dias mais desafiadores para a nossa ilha, devido aos vários incêndios, várias evacuações nas diferentes áreas distritais”, disse Martin.
Os ventos foram registrados a 80 mph no interior de Maui e um incêndio que se acreditava ter sido contido na terça-feira começou horas depois com os fortes ventos, acrescentou ela.
“O incêndio pode estar a um quilômetro ou mais de sua casa, mas em um minuto ou dois, pode estar em sua casa”, disse o chefe assistente dos bombeiros, Jeff Giesea.
O furacão Dora estava complicando as coisas para os bombeiros em uma estação já seca.
O Havaí fica entre a alta pressão ao norte e um sistema de baixa pressão associado a Dora, explicou Jeff Powell, meteorologista de Honolulu. A seca e as rajadas de vento “criam uma situação de incêndio perigosa, de modo que os incêndios existentes podem se espalhar rapidamente sem controle”, disse ele.
“É meio que por causa do furacão Dora, mas não é um resultado direto”, disse ele, chamando os incêndios de “resultado periférico” dos ventos do furacão.
Na área de Kula, em Maui, pelo menos duas casas foram destruídas em um incêndio que envolveu cerca de 1.100 acres, disse o prefeito de Maui, Richard Bissen. Cerca de 80 pessoas foram evacuadas de 40 casas, disse ele.
A residente do interior de Maui, Caroline Lebrec, estava entre os forçados a evacuar e disse à KGMB-TV que podia ver as chamas avançando enquanto se dirigia para um abrigo de emergência. “Havia galhos caindo sobre nós, pequenos, mas o suficiente para que eu acelerasse”, disse ela.
Todas as escolas públicas de Maui, exceto uma, foram fechadas na quarta-feira, anunciou o Departamento de Educação do estado .
A Cruz Vermelha estava abrindo abrigos em Maui e na Ilha Grande.
“Estamos tentando proteger as casas na comunidade”, disse o prefeito de Big Island, Mitch Roth, sobre a evacuação de cerca de 400 casas em quatro comunidades na parte norte da ilha. Na terça-feira, o telhado de uma casa pegou fogo, disse ele.
Incêndios no Havaí são diferentes daqueles que queimam no oeste dos EUA. Eles tendem a irromper em grandes pastagens nos lados secos das ilhas e geralmente são muito menores do que os incêndios no continente americano.
Os incêndios eram raros no Havaí e em outras ilhas tropicais antes da chegada dos humanos, e os ecossistemas nativos evoluíram sem eles. Isso significa que grandes danos ambientais podem ocorrer quando os incêndios irrompem. Por exemplo, os incêndios removem a vegetação. Quando um incêndio é seguido por fortes chuvas, a chuva pode levar o solo solto para o oceano, onde pode sufocar os recifes de coral.
Um grande incêndio na Ilha Grande em 2021 queimou casas e forçou milhares a evacuar.
A ilha de Oahu, onde fica Honolulu, também estava lidando com quedas de energia, queda de linhas de energia e problemas de tráfego, disse Adam Weintraub, diretor de comunicação da Hawaii Emergency Management Agency.
O serviço meteorológico emitiu um alerta de vento forte e avisos de bandeira vermelha em vigor para clima perigoso de incêndio, disse Powell.
Esperava-se que as condições diminuíssem ao longo do dia de quarta-feira e na quinta-feira.