A toxicidade da água tem estado nos noticiários ultimamente depois que uma mãe de dois filhos, em Indiana nos EUA, morreu no mês passado depois de beber muita água durante as férias em família. Da mesma forma, um TikToker foi hospitalizado por “beber uma quantidade excessiva de água” enquanto tentava um desafio de condicionamento físico viral.
Com as alarmantes complicações de saúde que podem advir do consumo excessivo de água, a PEOPLE conversou com o Dr. Eugene Vortsman , um médico de emergência do Centro Médico Judaico de Long Island, sobre o que é a toxicidade da água e o que as pessoas devem saber sobre a hidratação ao longo do dia.
A toxicidade da água pode ocorrer quando alguém bebe água mais rápido do que seu corpo pode processar, que é cerca de 1 litro por hora, diz Vortsman. Uma quantidade excessiva de água pode causar “danos reais”, pois desequilibra o sangue.
“Normalmente seu corpo está em equilíbrio com seus eletrólitos – realmente importante. E a maneira como o sódio, o potássio e o cálcio realmente funcionam juntos é como seus nervos funcionam, é assim que seus músculos funcionam e é assim que seu cérebro funciona”, disse Vortsman. “Portanto, se você tiver um rápido súbito, ou mesmo um baixo nível prolongado de sódio, também conhecido como hiponatremia, o que acontece é que você começa a ter disfunção de tudo isso.”
Ele continua: “Na pior das hipóteses, que foi o que aconteceu com essa mulher recentemente, é que nesse desequilíbrio seu corpo está tentando encontrar o equilíbrio e atira muita água no tecido do seu cérebro. E o que acontece é que você começa a ter inchaço e edema. Então seu cérebro meio que incha e em seu crânio, você realmente não tem muito espaço para inchar. Portanto, pode ficar ruim muito rapidamente.
É raro atingir um estágio grave de toxicidade da água que resulta em morte, diz Vortsmans. No entanto, ele admite que é bastante simples tornar-se sintomático. Os primeiros sintomas incluem náusea, vômito, dor de cabeça, cãibras musculares, fraqueza corporal, confusão mental, letargia e alterações na visão, como visão dupla ou visão embaçada.
É importante manter-se gradualmente hidratado durante um dia quente ou durante um treino. Vortsman sugere que as mulheres devem beber 2,5 litros de água durante todo o dia – e os homens devem beber 3,5 litros de água por dia, enfatizando que a hidratação constante é a chave para a segurança.
“Beber água no final de um dia quente ou depois de um treino é perigoso porque seu cérebro está lhe dizendo: ‘Ei, estou com sede, me sinto desidratado.’ E você supercompensa versus lenta e seguramente apenas certificando-se de se manter hidratado ”, diz ele. “Beba um pouco de água e dê tempo ao seu corpo para encontrar esse equilíbrio novamente.”
“A hidratação em excesso é aquele litro a um litro e meio por hora, porque seus rins conseguem apenas cerca de um litro por hora para se livrar do líquido. Mais uma vez, enfatize a ingestão lenta dessa quantidade de líquido ao longo do dia e não coma demais”, acrescenta Vortsman. “Portanto, cerca de 3 litros durante todo o dia é uma boa quantidade adequada de hidratação fluida.”
Para aqueles que se hidratam demais e bebem muita água em um curto período de tempo, os especialistas enfatizam a necessidade de procurar atendimento médico para receber um plano de tratamento bem calculado.
“É muito difícil saber o quão desequilibrado você está”, diz Vortsman. “Então, antes de tudo, obviamente diminua sua hidratação. E, honestamente, se você começar a sentir sintomas, recomendo fortemente que você vá ao pronto-socorro mais próximo para ser avaliado, porque a correção desse nível de sódio deve ser feita com muito cuidado e medida, porque pode causar outros problemas se demorar muito para consertar. ”
“Os médicos terão que dar a eles uma quantidade equilibrada de água com sódio para que isso ajude a trazê-los lenta mas seguramente de volta ao nível de equilíbrio correto”, acrescenta.
*Com informações: People (revisão e tradução: Milena di Castro)