A eletricidade, poderosa força que impulsiona as engrenagens da indústria moderna, pode se transformar em uma ameaça implacável quando negligenciada. A falta de manutenção elétrica em ambientes industriais está se tornando uma preocupação crescente, levando a riscos que podem minar a segurança dos trabalhadores e prejudicar a produtividade das empresas.
A falta de inspeção e manutenção regular dos sistemas elétricos industriais pode desencadear perigosos riscos de choque elétrico, colocando a vida de pessoas em perigo. A máxima é melhor prevenir do que remediar faz total sentido quando o assunto é eletricidade na indústria. Assim como equipamentos malconservados, circuitos sobrecarregados levam a curtos-circuitos, que podem desencadear um cenário perigoso. Incêndios e explosões são uma das consequências que a falta de cuidado preventivo acarreta.
Para os empresários, o preço da negligência é alto. Interrupções inesperadas se transformam em pesadelos generalizados, podendo deixar as linhas de produção paradas e desperdiçando tempo, recursos e dinheiro. Além do custo financeiro, há um preço maior a pagar: o desgaste prematuro de equipamentos industriais essenciais.
A manutenção é o escudo protetor que prolonga a vida útil dos equipamentos, mantendo-os em suas melhores condições. Também podem ocorrer perda de dados, uma outra terrível consequência da falta de manutenção adequada de equipamentos industriais. Em um mundo movido por tecnologia, negligenciar a eletricidade é um risco muito alto a se correr.
Para o especialista Fernando Belmonte – founder do Melhor Indústria, primeiro marketplace de MRO industrial do Brasil, a manutenção não pode ser deixada de lado. “A indústria deve abraçar a cultura da manutenção elétrica, onde a prevenção é a espada e a inspeção é o escudo. Só assim a eletricidade poderá ser domada e se tornar uma aliada inabalável”, diz e completa “Outro fator que não pode ser deixado de lado é a qualidade dos produtos utilizados para reparos e manutenção. A utilização de produtos de procedência e regulamentados é tão importante quanto a própria manutenção”.