O contra-almirante John Mauger, comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, diz que um veículo operado remotamente da Horizon Arctic descobriu o cone de cauda do submarino Titan a aproximadamente 1.600 pés da proa do Titanic no fundo do mar.
Os detritos são “consistentes com uma perda catastrófica da câmara de pressão”, diz ele.
Com essa determinação, notificamos imediatamente as famílias em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos e de todo o comando unificado. Apresento as minhas mais sentidas condolências às famílias.
O contra-almirante diz que é um caso “incrivelmente complexo” e que a equipe ainda está trabalhando para desenvolver os detalhes da linha do tempo.
Os ROVs estão operando em um ambiente complexo no fundo do mar a mais de três quilômetros abaixo da superfície, segundo ele.
Cinco pedaços diferentes de detritos sinalizaram que era o submarino Titan, diz especialista
Paul Hanken , um especialista em submarinos, diz que as equipes de resgate encontraram “cinco diferentes pedaços principais de destroços que nos disseram que eram os restos do Titã”.
A primeira coisa que encontramos foi o cone do nariz… depois encontramos um grande campo de destroços. Dentro desse grande campo de destroços, encontramos o sino frontal do casco de pressão. Essa foi a primeira indicação de que houve um evento catastrófico.
Pouco depois, encontramos um segundo campo de detritos menor dentro desse campo de detritos. Encontramos a outra extremidade do casco de prensa que… basicamente compreendia a totalidade daquela câmara de pressão…
Faremos o nosso melhor para mapear completamente o que está lá embaixo.
Sobre a recuperação dos corpos das vítimas
Questionado sobre as perspectivas de recuperação dos corpos dos tripulantes, o contra-almirante John Mauger responde:
Continuaremos trabalhando e pesquisando a área, mas não tenho uma resposta no momento. Este é um “ambiente incrivelmente implacável”, acrescentou.
Questionado se o submarino poderia ter colidido com o Titanic, Carl Hartsville, da Woods Hole Oceanographic Institution, diz que o naufrágio está a aproximadamente 1.600 pés do Titanic.
Segundo ele, “Essa área não tem nenhum detrito do Titanic”.
É um fundo liso lá. Pelo que sei e por tudo que vi, não há destroços do Titanic naquela área.
Os destroços encontrados dos submarinos do Titã estão a “mais de 200 metros” da proa dos destroços do Titanic, diz ele.
É consistente com a localização da última comunicação de uma implosão na coluna de água. O tamanho do campo de detritos é consistente com essa implosão na coluna de água.