Os canais da famosa Veneza, na Itália estão com uma cor verde fosforescente, neste domingo (28). A polícia local está investigando a origem do líquido, que apareceu no Grande Canal da cidade. Em meio a especulações de que foi causado por manifestantes climáticos.
Os gondoleiros podiam ser vistos navegando nas águas fosforescentes enquanto os turistas tiravam fotos da mancha verde, da Ponte Rialto para cima e ao longo de parte do canal.
A cor foi vista pela primeira vez pela população local, twittou o presidente da região de Veneto, Luca Zaia. “O prefeito convocou uma reunião urgente com a polícia para investigar a origem do líquido”, disse ele.
O corpo de bombeiros italiano disse que estava ajudando a agência regional de proteção ambiental a coletar amostras para testes.
A polícia está investigando se a coloração verde poderia ser um protesto de ativistas climáticos, informou o jornal local La Nuova Venezia.
Não é a primeira vez que o Grande Canal fica verde. Em 1968, o artista argentino Nicolás Garcia Uriburu tingiu as águas de verde com um corante fluorescente durante a 34ª Bienal de Veneza em uma ação para promover a consciência ecológica.