A deputada Joana Darc (UB) realizou, na tarde desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Especial em alusão aos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A solenidade teve por finalidade exclusiva de apoiar a pesquisa científica básica e aplicada e o desenvolvimento tecnológico experimental nas diversas áreas das ciências.
Representada pela Dra. Márcia Perales Mendes Silva, a primeira Fundação de Amparo à Pesquisa da Região Norte, ao longo de duas décadas, investe em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), por meio do fomento ao desenvolvimento de projetos de pesquisa científica básica e aplicada no Amazonas, formação de recursos altamente qualificados e apoio a divulgação e popularização da ciência.
Para Joana Darc, a acessibilidade à pesquisa científica e tecnológica deve ser popularizada no Amazonas, desde o ensino fundamental.
“Fiquei apaixonada pelos projetos da Fapeam. A pesquisa científica e tecnológica parece ser algo distante para a sociedade, principalmente para aqueles que não têm o devido acesso à educação, mas precisamos interiorizar e popularizar isso para que se torne mais acessível para nossas crianças e jovens, pois precisamos focar essa base de ensino nas escolas”, pontuou.
Mulheres na ciência
Durante a solenidade, Joana Darc ainda destacou o ‘Movimento Mulheres e Meninas na Ciência’, mostrando que seu mandato atua em várias causas, a exemplo do evento, tratando das pautas da ciência, da tecnologia e das pesquisas científicas que beneficiam a população do Amazonas, principalmente na área da Saúde.
“Meninas na ciência é uma representação para a atuação das mulheres nas pesquisas, e me sinto representadas sabendo disso. Estou aprendendo todos os dias e, principalmente, com a presidente da Fapeam, Márcia Perales. A pesquisa faz parte da faculdade de medicina veterinária, me encontrei nessa área e, como uma futura profissional da saúde, reconheço os profissionais da Amazônia”, destacou a parlamentar.
Apoio dos pesquisadores do interior do Amazonas
A gestora da Fundação, Márcia Perales, destacou a importância das pesquisas que contribuem com a ciência no Estado do Amazonas e, ainda, salientou o apoio do governo do Estado aos pesquisadores do interior. Primando pela questão da igualdade, a presidente ainda defendeu os pesquisadores da Amazônia.
“Como gestora da Fapeam, reafirmo que a palavra de ordem aqui é gratidão. A todos os que contribuíram com a pesquisa do nosso Estado. O Amazonas ocupa o primeiro lugar do Brasil na oferta de bolsas de mestrado e doutorado, com recursos exclusivamente do tesouro estadual, do ranqueamento nacional. Somos o segundo lugar em fomento à pesquisa do País, e estão entre as fapes com maior valor de bolsas de mestrado e doutorado do Brasil”, disse.
Sob a presença de colaboradores aplaudidos de pé, o grito “onde tem ciência tem Fapeam” ecoou sobre o plenário Ruy Araújo, finalizando a solenidade.