A Redeemer Presbyterian Church of New York City, que Keller fundou em 1989, compartilhou uma mensagem de vídeo de Keller no fim de semana que havia sido gravada várias semanas antes de sua morte. A mensagem de vídeo foi originalmente dirigida à equipe de liderança da Redeemer.
No vídeo, Keller oferece três conselhos centrados em passagens do livro de Jeremias do Antigo Testamento, que ele acredita que ajudariam a orientar os líderes do Redeemer, bem como outros líderes da igreja.
O primeiro conselho que Keller deu no vídeo foi “viva no fio da navalha”, citando Jeremias 29:7 , “busque a paz e a prosperidade da cidade para a qual eu o levei para o exílio”.Uma mensagem de
“Envolva-se, mas ao mesmo tempo seja diferente”, disse Keller. “Não assimile e apenas pegue todos os pontos de vista da cultura; mas não fique de fora, mantenha suas saias limpas, denuncie todo mundo.”
O segundo conselho que Keller deu foi “invista, não apenas consuma”, lendo Jeremias 32 , no qual Jeremias comprou um campo, embora a invasão dos babilônios e o subseqüente exílio dos judeus fossem iminentes.
“Não venha aqui apenas para consumir”, acrescentou Keller. “Não venha para Nova York apenas para dizer: ‘Quero colocar isso no currículo e ter uma experiência emocionante na igreja e, você sabe, ir a todos os ótimos restaurantes’.”
“Invista aqui. Jesus Cristo disse: ‘Eu edificarei a minha igreja’. Ele não diz apenas ‘eu construirei minha igreja, exceto nas grandes cidades’. ‘Eu vou construir minha igreja.’ Então, invista na igreja. Invista seu tempo, invista, sim, seu dinheiro, invista sua vida.”
O conselho final que Keller deu foi para as pessoas “esquecerem sua reputação”, citando Jeremias 45:5 , que diz: “buscas grandes coisas para ti mesmo? Não os procure.”
“Não se preocupe com sua reputação, não se preocupe com suas credenciais”, disse Keller. “Não faça do sucesso do seu ministério a sua identidade, então, se as coisas não correrem bem, você se sentirá um fracasso total.”
“Não faça de um grande nome na cidade de Nova York o seu objetivo principal. Exalte o Nome de Jesus. ‘Santificado seja o Teu Nome.’ Esqueça-se, esqueça sua reputação. Faça o que puder para exaltar o Nome de Deus.”
Keller morreu em 19 de maio após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas, com o renomado pastor deixando para trás sua esposa, três filhos, três noras, uma irmã e sete netos.
“Timothy J. Keller, marido, pai, avô, mentor, amigo, pastor e estudioso morreu esta manhã em casa”, o filho de Keller, Michael, compartilhou em um post público no Facebook na sexta-feira.
“Papai esperou até ficar sozinho com mamãe. Ela o beijou na testa e ele deu seu último suspiro. Nós nos consolamos com algumas de suas últimas palavras: ‘Não há nenhuma desvantagem em eu partir, nem um pouco.’ Até breve, pai.
Muitos líderes da igreja e figuras públicas cristãs acessaram as mídias sociais ou seus sites para dar suas condolências e observar como Keller influenciou sua caminhada de fé.
O artista vencedor do Grammy e rapper cristão contemporâneo Lecrae estava entre eles, observando que a orientação espiritual de Keller “tem sido uma luz em lugares escuros para mim”.
“Eu nunca expressei como ele me trouxe [através] das piores fases da minha vida, como sua recusa em fazer parte da construção industrial evangélica fortaleceu minha alma”, disse Lecrae.
“Quando o racismo e a cultura do cancelamento me desviaram, Tim Keller foi uma voz consistente e por uma temporada em 2017 ele foi a única pessoa não negra que eu pude ouvir. Ele me acolheu tanto e me trouxe tanto.”