Dos cursos preparatórios à sala de aula do terceirão, milhões de estudantes brasileiros enfrentam, todos os anos, o mesmo desafio: conquistar vaga em uma boa universidade. Para esse oceano de candidatos, algumas estratégias, técnicas e horas de dedicação diária podem fazer a diferença e aumentar significativamente as chances de alcançar os resultados desejados. Mas, afinal, existe uma “fórmula mágica” seguida pelos aprovados?
De acordo com a especialista em projetos da Conquista Solução Educacional, Alessandra Cavichia, não se trata de fórmula mágica, mas de consistência.
“Alcançar resultados exige muito esforço, mas uma rotina de estudos bem planejada, que leve em conta as necessidades de cada um, é o melhor caminho para estar bem preparado para esses exames”, destaca.
Além disso, ela lembra que é fundamental contar com bons professores, que sirvam também como referência de apoio emocional, e contar com um material didático que leve em conta os principais conteúdos da matriz do Enem e dos vestibulares que se vai prestar.
Uma jornada
Não é da noite para o dia que se faz um estudante de sucesso em processos seletivos. Especialistas afirmam que esse processo é mais parecido com uma maratona do que com uma corrida de 100 metros rasos. E, ao longo dessa jornada, é necessário passar muitas vezes pelo desafio principal: a prova. Para isso, realizar os famigerados simulados é indispensável, porque ajuda a assimilar e colocar em prática todos os conteúdos aprendidos.
Mas há, sim, alguns hábitos comuns entre os estudantes aprovados. Alessandra afirma que um deles é planejar e colocar em prática uma rotina diária de estudos. “Quando digo planejar, isso está muito relacionado ao tempo que será preciso dedicar a essa tarefa. É preciso levar em conta a concorrência do curso escolhido, a maior necessidade de preparação em algumas áreas do conhecimento, o espaço em que esse estudo será feito, entre outros fatores”, detalha.
Também é importante prestar atenção aos períodos de descanso, lazer e atividades físicas. A já conhecida recomendação de manter-se saudável é uma unanimidade entre especialistas. Afinal, cultivar uma boa saúde física e mental é fundamental para se concentrar nos estudos e ter bom desempenho nas provas. Invista em uma dieta equilibrada, faça atividades físicas regularmente e durma o suficiente.
Superando dificuldades
Nem sempre é fácil assimilar determinados conhecimentos e é natural que a maior parte das pessoas tenha facilidade em alguns conteúdos, enquanto enfrenta dificuldades em outros. O que não pode acontecer é deixar de lado os conteúdos “difíceis” simplesmente porque são difíceis. Esse é outro segredo dos aprovados: eles se dedicam mais justamente àqueles conteúdos que não conseguem resolver com facilidade.
“Duas boas estratégias são pedir indicações aos professores sobre leituras, atividades e até mesmo videoaulas complementares para ampliar o estudo nas áreas de maior dificuldade e pedir ajuda também aos colegas. Aqui, grupos de estudos podem ser uma ótima oportunidade de trocas nessas situações”, aconselha a especialista.