Uma comunidade em Michigan está elogiando um aluno da sétima série que recuperou o controle de um ônibus escolar cujo motorista perdeu a consciência e estava prestes a bater, segundo autoridades.
Dillon Reeves estava em um ônibus levando ele e outros alunos para casa depois de um dia de aulas na Carter Middle School em Warren, ao norte de Detroit, quando o motorista começou a sentir tonturas e desmaiou, disse um comunicado do sistema educacional local . superintendente.
Reeves foi até a frente do ônibus após perceber que o motorista havia caído, pisou no freio e desviou do trânsito na via para parar o veículo, segundo vídeo obtido pela CBS News .
Depois que Reeves disse a seus colegas de escola para pedir ajuda, os socorristas – junto com o diretor da Carter – chegaram. Nenhuma das crianças a bordo ficou ferida. Reeves também impediu que o ônibus atingisse pelo menos um carro e uma casa que estavam em seu caminho, disse um post no Facebook do vereador local Jonathan Lafferty, que identificou o menino de ação rápida .
Os socorristas trataram o motorista de uma emergência médica não especificada enquanto os alunos eram colocados em um ônibus diferente e levados para casa em segurança.
“A cidade de Warren está muito orgulhosa de nosso herói [da sétima] série”, dizia o post de Lafferty. “Este jovem entrou em ação… evitando o que poderia ter sido um trágico acidente.”
O superintendente do distrito escolar público local, Robert Livernois, acrescentou: “O aluno que ajudou a parar o ônibus fez toda a diferença, e eu não poderia estar mais orgulhoso de seus esforços”.
Das cerca de 111 pessoas que morrem a cada ano em acidentes relacionados a ônibus escolares nos Estados Unidos, e do número muito maior de feridos, a maioria está dentro de outro carro ou são pedestres ou ciclistas, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança .
Acidentes de ônibus escolares são relativamente raros. Um estudo descobriu que há cerca de 63.000 acidentes envolvendo ônibus de todos os tipos nos Estados Unidos em um ano típico. A organização Schoolbus Fleet estima que cerca de 490.000 ônibus escolares amarelos fornecem transporte diariamente nos EUA, tornando-os uma opção mais segura para as crianças do que caminhar ou fazer um passeio regular de carro, acrescentou o Conselho Nacional de Segurança.
A mãe de Reeves, Ireta, disse em entrevista coletiva na quinta-feira que assistir ao vídeo do motorista do ônibus de seu filho perdendo a consciência fez seu “coração disparar”.
“Não consigo nem expressar o quanto [orgulho]… estou extremamente orgulhosa dele”, disse ela sobre Dillon.
O pai de Reeves, Steve, explicou como ele dirigia com Dillon no colo por estradas rurais tranquilas quando era criança. Dillon também praticou puxar carros para as calçadas e é um habilidoso e atencioso motorista de carrinhos de golfe, disseram Steve e Ireta Reeves.
“É uma honra”, comentou Steve Reeves. “Temos um pequeno herói. “Ele provavelmente poderia dirigir um dos carros daqui e ficar bem. Eu prometo isso a você.
Mais tarde, Ireta Reeves escreveu no Facebook que seu filho estava lutando para lidar com as emoções provocadas pela crise em que interveio e para falar sobre isso.
“Estamos respeitando as decisões de Dillon e garantindo que ele decida quando for a hora certa de compartilhar sua história”, escreveu Ireta Reeves em um post que agradeceu o apoio de sua comunidade.