Nosso país está com dificuldades para gerar uma demanda expressiva de contratações nesses últimos dois anos. A onda de desemprego é grande, senão vejamos, o IBGE em sua página oficial informa que já somos cerca 214.816.312 milhões brasileiros e desse total temos 11,1% de desempregados de acordo com a PNAD nesse primeiro trimestre de 2022.
Considerando o número de estudantes recém saídos das escolas públicas, aqui cito o ensino médio e de faculdades, todos em geral querem entrar no mercado de trabalho. Nesse sentido sempre é bom idealizar um emprego e iniciar a sua carreira profissional. Assim, para ingressar no mercado de trabalho todos devem procurar ter planejamento. Um dos aspectos a considerar é procurar se conhecer, depois verificar e analisar o que o mercado oferece e, depois elaborar um plano de carreira efetivo considerando as oportunidades reais para alcançar metas e objetivos.
Nesse sentido o que posso recomendar inicialmente para esses jovens é procurar seguir as dicas abaixo:
1. Em que área pretendo atuar
Procure pesquisar as carreiras que estão ainda disponíveis no mercado de trabalho. Identifique esses cargos/carreiras a partir dos de jornais, revistas, livros, TV, internet e acrescento ainda que procure a opinião de profissionais da área para obter informações.
2. Quem é a empresa
Saiba como é a rotina numa empresa, como é o seu dia a dia e aproveite para perguntar daqueles profissionais que lá já atuam. Procure sempre pesquisar as empresas, podendo, converse sobre a profissão que almeja exercer.
4. Nem tudo são flores
Após refletir e ter decidido qual carreira você quer seguir, procure definir o seu plano de ação para a sua vida profissional. Mantenha sempre o foco e busque alcançar suas metas
5. Capacitação é essencial
Analise bem as suas competências comportamentais e técnicas, pois estas serão solicitadas pelas empresas através da vagas de emprego que são divulgadas. Aprimore suas competências buscando uma orientação através de cursos de formação, ou através de um colching, estes irão lhe ajudar a desenvolver suas habilidades
6. Aja com naturalidade
Procure ser sempre autentico nas suas ações pessoais. Estas por extensão irão se projetar em valores e habilidades no ambiente organizacional. Não seja presunçoso
7. Faça networking
Sempre se mantenha em contato com os diversos profissionais. Procure participar nas redes sociais e interaja com os usuários da mesma área que a sua.
8. Prepare seu currículo
Prepare um bom currículo. Não minta colocando informações que não são parte de suas competências. Peça ajuda de um profissional para elaborar seu CV, caso tenha dificuldades para definir os parâmetros solicitados pela empresa.
9. Seja o profissional
Se dedique e se doe. Seja multiprofissional. Converse com todos, procure ter um bom raciocínio-lógico, seja ágil, proativo, organizado. Trabalhe sempre em equipe.