O secretário-geral da Câmara Municipal de Manaus (CMM), João Carlos (Republicanos) apresentou proposta que institui a Semana de Prevenção contra as Hepatites. O PL diz que a campanha será realizada anualmente na última semana do mês de julho.
João Carlos diz ainda que promover debates sobre a importância da vacinação contra as hepatites e intensificar a mesma é de grande importância no combate ao vírus.
“A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Precisamos atentar, pois nem sempre a doença apresenta sintomas”, alerta João Carlos.
O secretário-geral da CMM falou que a lei é um importante passo para a conscientização da população para o problema, mas são necessários aperfeiçoamentos para dar efetividade a campanha, disse o autor do projeto.
Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 28 de julho como Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Nesta data, busca-se chamar atenção para o tema e conscientizar as pessoas acerca da importância do diagnóstico precoce, da vacinação e do tratamento dessas doenças.
Tipos – As hepatites virais são enfermidades infecciosas que atacam o fígado e são classificadas como A, B, C, D e E, sendo as três primeiras as mais comuns no Brasil. Podem apresentar sintomas como pele e olhos amarelados, febre, tontura, enjoo e escurecimento da urina.
A hepatite A se transmite por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus ou por contato com doentes. Já a B e a C se transmite por contato com o sangue contaminado ou por relações sexuais desprotegidas. Na rede pública, há vacinas para as hepatites A e B.