O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), promoveu uma palestra em forma de aula inaugural do programa de pós-graduação em informática (PPGI), com o objetivo de apresentar aos alunos a importância da diversidade e a inclusão no meio da área.
O evento foi promovido pelo organizadores do projeto SENOBR, Tatyana Conte e Bruno Gadelha, além da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), e contou com a participação de uma comitiva norueguesa.
“É sempre bom essa interação com outros alunos e profissionais para trocar pesquisas e conhecimentos, além, claro, do intercâmbio”, disse Tatyana Conte.
Na ocasião, os organizadores do evento reforçaram o compromisso que cada profissional deve ter ao praticarem no cotidiano a inclusão e a diversidade no local de trabalho, visto que muitos pensam que a área é voltada somente ao gênero masculino.
O coordenador do programa de Pós-Graduação do Icomp, Juan Colonna, falou sobre o principal objetivo da aula inaugural.
“Neste ano, a aula inaugural foi voltada especificamente para diversidade e inclusão de gêneros no curso de computação, pelo fato do curso ainda ser visto apenas para homens, e precisamos desconstruir esse pensamento”, afirmou o gestor.
O evento teve como palestrante a Profª. Letizia Jaccheri, da Norwegian University of Science and Technology (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia).
Durante a aula, teve a apresentação de projetos dos calouros e veteranos aos professores e alunos da Norwegian University of Science and Technology (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia).