O submersível com destino ao ‘Titanic’ inclui cinco passageiros, incluindo um operador e quatro especialistas em missões Operado pela OceanGate Expeditions, empresa que realiza uma “Expedição Titanic” ao local histórico , o submersível partiu pela primeira vez na manhã de domingo, 18 de junho.
No entanto, quase duas horas após o início do mergulho, a tripulação do navio de expedição canadense Polar Prince perdeu contato com o submersível, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos. A busca pelo Titã começou logo depois .
Durante uma coletiva de imprensa realizada em 20 de junho, o capitão da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Jamie Frederick, confirmou que havia cinco passageiros a bordo, incluindo um operador e quatro especialistas da missão.
Embora as autoridades não tenham divulgado oficialmente os nomes dos que estavam no navio de exploração, eles foram identificados na imprensa.
Entre eles estão Shahzada Dawood, que trabalha com o Prince’s Trust International e o The British Asian Trust, criado pelo rei Charles, e o mergulhador francês Paul-Henry Nargeolet, que tem uma longa história com o Titanic.
Aqui está tudo para saber sobre os passageiros do Titan .
Hamish Harding
O empresário britânico Hamish Harding está a bordo; ele compartilhou anteriormente no Instagram em 17 de junho que faria parte da viagem.
Harding é um empresário e piloto britânico que mora nos Emirados Árabes Unidos. Ele disse anteriormente à Business Aviation Magazine que cresceu em Hong Kong com seus pais antes de se qualificar como piloto em meados da década de 1980, enquanto estudava na Universidade de Cambridge.
Proprietário da empresa de vendas global Action Aviation, Harding esteve em várias explorações ao longo dos anos, incluindo visitas ao Pólo Sul várias vezes ( uma vez com Buzz Aldrin ) e indo ao espaço como parte da missão suborbital Blue Origin NS-21 em junho de 2022 .
Pouco depois do desaparecimento do Titã , o enteado de Harding, Brian Szasz, do relacionamento anterior de sua esposa, confirmou que Harding estava a bordo do navio enquanto pedia “pensamentos e orações” em um post já deletado.
Mais tarde, Szasz compartilhou uma série de vídeos emocionantes em sua história no Instagram em 22 de junho, poucas horas antes de o suprimento de ar respirável da embarcação acabar.
Shahzada e Suleman Dawood
O empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood estavam ambos a bordo do submersível, sua família e o Prince’s Trust International do rei Charles confirmaram no dia 20 de junho.
Shahzada está listado online como curador do Instituto SETI , uma organização de pesquisa sem fins lucrativos sobre a vida e a inteligência no universo. De acordo com sua biografia no site, ele “tem um M.Sc. em Marketing Têxtil Global pela Universidade da Filadélfia, EUA, e um LLB pela Universidade de Buckingham, Reino Unido.” O site também afirma que Shahzada, um cidadão britânico, “mora no Reino Unido com sua esposa, Christine, seus filhos Sulaiman e Alina”.
Ele também trabalha com o Prince’s Trust International e o The British Asian Trust, criado pelo rei Charles.
“A Prince’s Trust International tem um relacionamento de longa data com Shahzada Dawood e sua família”, disse DEO Will Straw em um comunicado. “Estamos chocados com esta terrível notícia, orando por um resgate e enviando nossos pensamentos para sua família durante este período profundamente desafiador.”
Paul-Henry Nargeolet
O mergulhador francês Paul-Henry Nargeolet também estava a bordo.
Nascido em Chamonix, França, Nargeolet viveu na África por 13 anos com sua família antes de retornar à França para completar seus estudos. Posteriormente, ingressou na Marinha Francesa, onde acabou se tornando Comandante antes de se aposentar em 1986, após 22 anos de serviço.
Apelidado de “Sr. Titanic”, Nargeolet tem uma longa história com o navio, pois fez parte da primeira expedição a visitá-lo em 1987 e o visitou várias vezes desde então. Ele também atua como Diretor de Pesquisa Subaquática para E/M Group e RMS Titanic, Inc.
De acordo com sua biografia no E/M Group , “PH liderou várias expedições ao Titanic, completou 37 mergulhos no submersível e supervisionou a recuperação de 5.000 artefatos, incluindo a recuperação da “grande peça” uma seção de 20 toneladas do Titanic casco (agora em exibição em Las Vegas).
Durante uma entrevista de 2019 com o Irish Examiner , Nargeolet discutiu seu envolvimento com os destroços do Titanic e se ele já ficou com medo de viajar tão longe no oceano.
“Se você está 11m ou 11km abaixo, se algo ruim acontecer, o resultado é o mesmo”, disse ele ao jornal na época. “Quando você está em águas muito profundas, você está morto antes de perceber que algo está acontecendo, então isso não é um problema.”
Stockton Rush
O CEO e cofundador da OceanGate, Stockton Rush, está entre os cinco passageiros a bordo do submersível “como membro da tripulação”.
Além de ser o CEO da OceanGate, Rush é co-fundador e membro do Conselho de Curadores da OceanGate Foundation, “uma organização sem fins lucrativos que visa catalisar a tecnologia marinha emergente para novas descobertas em ciência marinha, história e arqueologia. ”, de acordo com o site da empresa .
O site acrescenta que, antes de fundar a OceanGate, “Rush se tornou o mais jovem piloto de transporte a jato do mundo quando obteve sua classificação DC-8 Type/Captain no United Airlines Jet Training Institute em 1981, aos 19 anos”.
Além disso, ele serviu como primeiro oficial do DC-8 enquanto estudava engenharia mecânica e aeroespacial na Universidade de Princeton , antes de ingressar na McDonnell Douglas Corporation como engenheiro de testes de voo no programa F-15 em 1984.
Um artigo anterior de Princeton no Rush relatou que ele participou de “todos os mergulhos do OceanGate”. No longa, ele também falou emocionado sobre as expedições do Titanic. “Parte do que fazemos é levar as pessoas a perceber que a maior parte da história humana está debaixo d’água”, disse ele.
“Se você pensar sobre isso de uma perspectiva arqueológica, se você tivesse uma caravana de itens preciosos – registros, livros, ouro ou o que quer que seja – e estivesse preso na neve nas passagens da Mongólia, todas essas coisas seriam roubadas, pilhadas. Se você estivesse em um navio transportando os bens do rei Herodes para Roma e afundasse, [eles] ainda estão lá.”
A esposa de Rush, Wendy Rush – que é diretora de comunicações da OceanGate – também é tataraneta de Isidor e Ida Strauss , dois passageiros da primeira classe que morreram quando o Titanic afundou em 1912, de acordo com registros de arquivo citados pelo The New York .