A Suframa conheceu a Solar Coca-Cola, primeira empresa do Polo industrial de Manaus (PIM) a obter a certificação “Lixo Zero”, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, e reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido nos campos da sustentabilidade e do meio ambiente. A tecnologia utilizada na unidade de Manaus permite uma gestão hídrica e uma gestão energética eficiente.
A Suframa também teve acesso aos projetos de expansão desenvolvidos pela companhia na região, cuja história em Manaus começou nos anos 1970, quando a franquia foi trazida de forma visionária pela família Simões e ainda funcionava na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul.
A partir de 1992, com altos investimentos em pessoas e tecnologia, o grupo avançou e se mantém como referência na indústria de refrigerantes e bebidas não alcoólicas no Brasil e América Latina.
Durante a visita à sede atual, localizada na Torquato Tapajós, bairro Novo Israel, zona Norte, realizada na quarta-feira (11), o superintendente Bosco Saraiva e equipe técnica foram recebidos pela diretora Regional Norte da empresa, Renata Melo, o gerente Industrial, Juliano Sampaio, e a Relações Governamentais, Sofia Fontes, entre outros gestores.
“Visitamos hoje uma empresa que possui um know-how acima das expectativas e um trabalho exemplar, tanto no trato com seus funcionários, conforme regras que salvam vidas na redução de acidentes com afastamento, quanto em termos de modernização, com o uso da tecnologia 4.0. E é bom saber que ela começa a se expandir para todo o Estado do Amazonas e áreas de abrangência da Suframa, gerando emprego e renda para nossa gente”, frisou Saraiva.
Das cinco regionais que hoje integram o grupo em todo o País, a de Manaus e a de Porto Velho recebem benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (Suframa). Juntas, em 2022, elas superaram as demais unidades no Sistema Coca Cola no Brasil na apresentação de novos projetos.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva esteve acompanhado dos superintendentes Frederico Aguiar (Adjunto Executivo) e Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), e do assessor de Gabinete, José Marques.
Como resultado dessa trajetória crescente, que foi marcante em 2014 e teve o apogeu em 2020, a Unidade de Manaus está entre os maiores e mais modernos engarrafadores do Brasil, segundo a empresa, e já alcançou a produção de mais de 120 itens, distribuídos nas embalagens de pet, embalagens de latas e embalagens retornáveis.
Além de gerar 2.076 empregos diretos na Amazônia Ocidental, a Solar Coca-Cola possui 24,7 mil postos de venda somente no Estado do Amazonas, e já é a segunda maior fabricante do sistema Coca-Cola, no Brasil, com ocupação de 70% do território nacional, de acordo com dados apresentados pela companhia.