Os usuários do Twitter não conseguiram postar instantaneamente no site por quase uma hora, na mais recente interrupção da plataforma de mídia social desde a aquisição de US$ 44 bilhões do bilionário Elon Musk.
Por volta das 22h GMT de quarta-feira, os usuários que tentavam twittar foram informados pela plataforma de que atingiram seu limite diário – apesar de muitos deles relatarem não ter twittado o dia todo.
A interrupção afetou não apenas novos tweets, mas também retuítes e respostas. Os usuários também relataram não conseguir acessar suas mensagens diretas.
Alguns usuários descobriram uma solução alternativa agendando tweets um minuto no futuro. O serviço acabou retornando por volta das 23h GMT, no entanto, no momento da reportagem, ainda faltavam mensagens diretas.
No momento da reportagem, o Tweetdeck – um serviço de propriedade do Twitter que permite aos usuários visualizar várias colunas do Twitter em navegadores – permanecia inativo. Há especulações de que o produto se tornará exclusivo para assinantes do Twitter Blue, mas a empresa ainda não anunciou se esse será o caso.
Desde que Musk assumiu a empresa, o Twitter não tem mais um departamento de imprensa, mas o Guardian enviou perguntas para um endereço de e-mail que a empresa usava anteriormente para responder a perguntas da imprensa.
A publicação de tecnologia dos EUA, The Information Reported , Musk disse à equipe do Twitter para pausar o “desenvolvimento de novos recursos” para maximizar a estabilidade na plataforma em meio à interrupção.
A interrupção ocorreu poucas horas depois que o Twitter lançou um novo produto para os assinantes do Twitter Blue que permite enviar tweets com até 4.000 caracteres. A empresa também estava encerrando seu acesso gratuito à interface de programação de aplicativos (API) em 9 de fevereiro.
A mudança cortará uma ampla variedade de serviços, incluindo leitores de tópicos do Twitter, respostas automáticas e serviços de exclusão automática de tweets.