Restam poucos dias para se inscrever no projeto “Trilha da Inovação” realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), em parceria com o Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no https://conteudo.manaustechhub.com/trilha-da-inovacao-poderjudiciario.
O evento pretende reunir magistrados e servidores do TJAM, operadores do Direito, estudantes universitários e profissionais das áreas de tecnologia da informação entre outros, com o propósito de desenvolver soluções inovadoras que façam a diferença na prestação jurisdicional.
“É com grande entusiasmo que convido a todos os interessados a se inscreverem no projeto ‘Trilha da Inovação’. Um evento inédito no nosso judiciário. Temos intenção de reunir uma diversidade de mentes brilhantes, desde magistrados e servidores do TJAM até estudantes universitários e profissionais de tecnologia da informação para, juntos, desenvolver soluções inovadoras que transformarão a forma como a justiça é entregue. Contamos com a participação de todos”, disse o diretor da EJUD, desembargador Cezar Luiz Bandiera.
Na programação Trilha da Inovação estão previsto dois eventos o “Innovation Week”, que é uma imersão no universo da inovação e tecnologia através de palestras, painéis, cases de startups, sessões de hands on e cultura empreendedora, realizado nos dias 12 e 13, no auditório Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no 2.° andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede TJAM, no bairro do Aleixo.
Entre os palestrantes do “Innovation Week” estão: Daydlene Gonçalves, designer de produtos no Sidia e Marcos Silbermann, especialista técnico de User Experience no Sidia, que vão abordar o tema “UX Design: Inovar trazendo as pessoas para dentro da tecnologia”; Juliane Maia, mestre em direito de propriedade intelectual vai tratar sobre “Política de Inovação e Impacto no Poder Judiciário”; Anderson Oliveira, e Agustin Diaz, especialistas técnico no Sidia, vão discorrer sobre “Utilização da Inteligência Artificial e Blockchain na área jurídica” e a temática “Democratização da Justiça e Tecnologia, Case JUSBRASIL”, será ministrada por Edleno Moura, professor da Ufam e pesquisador do JusBrasil.
O evento também tem um painel sobre “Cultura de Inovação no Setor Público” será formado por Ivo Miguel (mediador), Aldo Evangelista, advogado, Daniel Gerhard, diretor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Suelen Scop, sócia na Singulari Consultoria e Edluce Veras, Coordenadora Técnica do Sidia. O segundo painel abordara “Tecnologias e Tendências do Judiciário Brasileiro” e composto por Ana Paula Patrocínio (Mediadora), Anna Maria, gerente de Project Management Office (PMO) do Sidia, Rhedson Esashika, servidor do TJAM e Raul Filho, advogado.
Nos dias dias 16 e 17, acontece “Hacka for Justice”, no Campus do Samsung Ocean, localizado na Avenida Darcy Vargas, 1.200 – Parque Dez de Novembro, na Escola Superior de Tecnologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) onde times multidisciplinares serão formados para trabalhar em ideias de soluções que utilizem tecnologia para aprimorar a prestação jurisdicional.
“Periodicamente é saudável oxigenar os processos e práticas estabelecidas em organizacoes para que novas ideias possam surgir. A função da Trilha é provocar esse momento de reflexão sobre a inovação”, destacou
Daniel Goettenauer, Especialista de Inovação do Manaus Tech Hub.