SÃO PAULO – Até pouco tempo atrás, o tráfego nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília enfrentava sérios problemas devido à morosidade no embarque e desembarque de passageiros, gerando filas e atrasos. Para organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez na circulação de veículos, a Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções de edge computing, desenvolveu um projeto de videomonitoramento inteligente para a administradora do terminal.
O projeto contou com a instalação de 17 câmeras fixas, além de câmeras móveis PTZ – que têm a capacidade de se movimentar para várias direções, inclusive com zoom – em todo o perímetro do aeroporto, para filmar a entrada e saída de veículos, monitorando o tempo de permanência dos motoristas na área de embarque e desembarque.
O sistema também permite a vigilância de atitudes suspeitas, como a parada de veículos em locais proibidos do terminal ou de acesso restrito.
A instalação dos equipamentos resolveu os problemas de fluxo nos horários de pico por possibilitar um videomonitoramento inteligente e de maneira remota.
“O analítico do vídeo lê as placas dos carros para o controle do tempo máximo de permanência na área de embarque e desembarque e gera um alerta quando esse tempo se esgota e o motorista permanece no local. Esse alerta é disponibilizado, em tempo real, numa central do Detran-DF, graças a um convênio firmado com a concessionária do aeroporto.
conta Luiz Otávio Maciel, analista de Suporte da Roost
Segundo o Detran-DF, cerca de 1,5 milhão de veículos circulam pelo terminal aéreo, por ano. O projeto otimizou o controle de tráfego dentro das vias do aeroporto e contou com campanhas de conscientização dos motoristas, numa primeira etapa, e depois com aplicação de sanções, pelo departamento de trânsito, aos motoristas que não cumprem as regras, ou seja, que ficam parados além do tempo necessário ou estacionam irregularmente.
O projeto de videomonitoramento inteligente do Aeroporto de Brasília foi desenhado pela Roost utilizado tecnologia de câmeras da Hikvision e software da ISS – Tecnologia e Serviços.
Sobre a Roost
A Roost é especializada em soluções de computação de borda, aplicando tecnologia de ponta para descentralizar a nuvem e promover maior conectividade e velocidade no processamento de dados.
Resultado do reposicionamento da Redisul, empresa curitibana de tecnologia com 35 anos de tradição, possui, atualmente, três centros de desenvolvimento – em Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP) -, atendendo clientes do setor público e privado em todo o território nacional.
A sua forte rede de parceiros inclui empresas como Huawei, Nutanix, Hikvision, Extreme, Skyfii, Sophos e Nvidia, entre outras.
Para mais informações e contato www.roost.com.br.
Por Bruno Borges/DFreire
Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília