SÃO PAULO – Os problemas de segurança cibernética são um verdadeiro desafio para as empresas. Segundo a pesquisa IDC Cyber Security Research Latin America 2023, o Brasil está direcionando seus recursos para a proteção de dados e sistemas – a previsão é de que os gastos com cibersegurança atinjam 3,5% dos investimentos totais em tecnologia da informação até o final de 2023. Isso representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior, chegando a uma estimativa de R$ 26,7 bilhões, o maior da América Latina nessa área.
De olho neste cenário, a Stefanini Cyber, empresa do Grupo Stefanini especializada em cibersegurança, anuncia a parceria com a Nozomi Networks, referência de mercado na fabricação de cibersegurança para OT (Tecnologia Operacional) e IoT (Internet das Coisas).
A Nozomi Networks é reconhecida no setor por proteger infraestruturas críticas, organizações industriais e governamentais contra ameaças cibernéticas ao redor do mundo. O objetivo principal da parceria entre a Stefanini Cyber e Nozomi Networks é oferecer mais segurança para o monitoramento da rede cyber industrial com o programa Managed Security Services Provider (MSSP), modelo de gestão que trabalha de forma proativa na prevenção de ciberataques em ambientes corporativos.
O Nozomi Networks MSSP Partner Program é o primeiro programa completo da indústria para serviços de segurança gerenciados para OT e IoT. Habilita os principais MSSPs da indústria com a expertise, soluções de cibersegurança e recursos de vendas da Nozomi Networks.
O programa permite que os MSSPs gerem receita adicional por meio de novas linhas de negócios e levem flexibilidade e valor máximo que os clientes precisam para fortalecer a resiliência e a postura de segurança OT e IoT.
A solução MSSP vai além das integrações básicas de segurança OT e IoT para apoiar os parceiros com os recursos necessários para efetivamente integrar, vender e dar suporte às soluções da Nozomi Networks como parte de uma oferta completa de serviços gerenciados para o cliente.
Os MSSPs possuem um papel fundamental para apoiar os CISOs (Chief Information Security Officers), que buscam maneiras rentáveis de fortalecer suas posturas de segurança em TI e OT, enquanto lidam com as limitações de recursos e lacunas de habilidades.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria estabelecida com a Stefanini Cyber, companhia com presença global e reconhecida como Trust Advisor de muitos clientes. Vamos oferecer uma abordagem de segurança focada na continuidade de negócio e redução do risco operacional, posicionando as melhores soluções de mercado, que possuem camada diferenciada de serviço, monitoramento proativo, melhorias contínuas e respostas a incidentes sempre que necessário”, explica Nycholas Szucko, Diretor de Vendas Regional Brasil da Nozomi Networks.
Szucko ressalta ainda que o programa MSSP será um grande diferencial para os clientes, e que a solução Nozomi também poderá ser adquirida como serviço.
“Provamos que este modelo é ideal para a indústria, já que inicialmente não há um número exato de dispositivos a serem protegidos ou monitorados. Com isso, crescemos o contrato de acordo com a cobertura do ambiente, criação de casos de uso focados em segmentos e especificidades de cada planta, evitando uma parada não programada, além de gerar retorno sobre o investimento inicial”, completa.
De acordo com o CEO da Stefanini Cyber, Leidivino Natal, o Grupo Stefanini atua como um provedor de soluções. “O programa MSSP da Nozomi vai agregar valor às nossas soluções, pois nos permite atender a uma exigência crescente de incluir soluções avançadas de segurança OT e IoT. A parceria nos permite oferecer a tecnologia mais moderna para as indústrias que sempre demandam por inovações, além de expandir para outros mercados”.
A parceria, segundo Natal, faz parte do Cyber OT (Operational Technology), um conjunto de soluções na área de segurança cibernética projetada especificamente para atender às necessidades da indústria em conjunto com a IHM, empresa do Grupo Stefanini focada em automação industrial.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados.
Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com 37 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.
Por Vanessa Sanches/DFreire