São Paulo, junho de 2023 – Na última década, o HDMI se tornou o tipo de cabo mais comum entre os consumidores de eletrônicos para conectar dispositivos, desde TVs até consoles de videogame e soundbars. Apesar do uso parecer simples, nem todas as pessoas entendem o que é um HDMI e quais tipos existem. Pensando nisso, a TCL, um dos players dominantes na indústria global de TV e marca líder em eletrônicos de consumo, trouxe todos os detalhes que você precisa saber e como escolher o correto, de acordo com as suas necessidades.
Dentre os pontos positivos desse conector digital, podemos destacar a qualidade de áudio e vídeo e a compatibilidade com conexões analógicas, o que significa que você pode conectar dispositivos mais antigos aos mais novos sem a necessidade de adaptadores ou conversores. Para os que jogam videogame, um dos principais benefícios do HDMI é que ele transporta sinais de vídeo e áudio de alta definição em um único cabo, para que o usuário não precise se preocupar em ter portas suficientes em sua TV ou console de jogos. Isso torna a instalação mais fácil do que as conexões analógicas mais antigas, que exigiam cabos separados para áudio e vídeo.
Mas, afinal, o que significa HDMI?
O HDMI, sigla para High-Definition Multimedia Interface (ou Interface Multimídia de Alta Definição, em português), é um padrão de cabo de conexão universal que transmite áudio e vídeo em alta qualidade de um dispositivo para outro. A saída de vídeo fornece resolução de 4K a 120 FPS e resolução de 8K a 60 FPS.
A primeira versão foi lançada em 2002 para substituir os cabos analógicos de áudios e vídeos como o conector DVI, que somente suporta vídeo digital. A versão mais recente do cabo HDMI é a 2.1, lançada em 2017.
A maioria dos dispositivos eletrônicos como TVs, consoles de videogame, computadores e players de Blu-Ray possuem entrada HDMI e oferecem uma maneira fácil, conveniente e de alta qualidade para os usuários conectarem e desfrutarem de conteúdo multimídia com alta definição.
Tipos de cabo HDMI
Os cabos HDMI são finos e planos e estão disponíveis em diferentes cores, comprimentos e materiais. O tamanho e a compatibilidade com os dispositivos é o que diferencia os diversos tipos de conectores.
- Tipo A: esse é o conector padrão mais comum usado pela maioria dos aparelhos e televisões.
- Tipo B: o conector Tipo B possui funcionalidades similares ao Tipo A, porém tem apenas 15 pinos ao invés de 19, sendo mais robusto e menos comum, geralmente encontrado em equipamentos profissionais e de alta performance.
- Tipo C: esse tipo de HDMI, também conhecido como conector de Mini HDMI, ocupa muito menos espaço e serve para conectar controles de videogame, por exemplo.
- Tipo D: conhecido como Micro HDMI, esse conector é ainda menor que o Tipo C. No entanto, geralmente é usado apenas para conectar dispositivos portáveis, como smartphones e tablets.
Quais são os formatos e dispositivos compatíveis?
O HDMI é um tipo de conexão que permite conectar diferentes dispositivos a uma TV que tenha essa entrada. Ele suporta várias resoluções e taxas de quadros, o que significa que você pode conectar praticamente qualquer dispositivo à TV. Por exemplo, o padrão atual para HD é 1080p/60Hz, que oferece uma resolução de 1920×1080 pixels a 60 quadros por segundo, enquanto as TVs mais recentes de 4K UHD suportam uma resolução ainda maior, de 3840×2160 pixels a 60Hz/120Hz.
Além disso, o HDMI também suporta diferentes formatos de áudio, como canais PCM, Dolby Digital, Dolby Atmos e DTS. Assim como vários formatos de vídeo incluindo 8K Ultra HD, 4K Ultra HD, vídeo 3D com óculos ativos ou passivos, resolução Full HD 1080p e resolução HD 720p.