O Facebook informou através de nota que irá diminuir a distribuição de conteúdos políticos no feed da rede social no Brasil. Leia a nota:
“Com base em pesquisas, nossa definição de conteúdo político é o conteúdo que é propenso a tratar de temas relacionados a governos ou eleições. Essa mudança na distribuição de conteúdo no Facebook envolve todas as publicações relacionadas à política, incluindo as de amigos, familiares, Páginas e Grupos. Informações sobre COVID-19 de organizações oficiais de saúde, como a OMS, estão isentas dessa mudança. Seguiremos colhendo feedback das pessoas e comunidades que usam o Facebook e de especialistas externos para refinar nossa abordagem.”
A mudança, que acontece a três meses antes do pleito de 2022, deve mudar a estratégia do marketing político. A novidade será válida para a versão web e para o aplicativo, e reduzirá a quantidade de conteúdos do tipo que apareçam na sua timeline somente pelas interações de seus amigos — ou seja, como quando alguém curte ou comenta em uma publicação, por exemplo.
Segundo dados divulgados pelo Digital News Report, o relatório elaborado pela Reuters e que monitora o consumo de notícias no mundo, indicam que o Facebook é a segunda fonte mais utilizada por usuários na hora de se informar, ficando com 40% da audiência nesse sentido e perdendo somente para o YouTube, que tem 43%.