Os carros voadores sempre fizeram parte do imaginário popular e já marcaram presença em filmes e desenhos animados. Na vida real, essa tecnologia está cada vez mais próxima de ocupar os céus do planeta.
A empresa de tecnologia chinesa “EHang” já realizou testes com o “eVTOL”, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, em cidades da China, Canadá, Estados Unidos e Espanha. O equipamento é uma espécie de drone para voos autonomos, sem necessidade de um piloto. Movido a bateria, o eVTOL pode transportar duas pessoas em uma altitude de quase 3 mil metros. Cada veículo pode chegar a custar de 3 a 4 milhões de reais.
No Brasil, o primeiro teste será realizado em Curitiba em março deste ano. Inicialmente, o voo será de poucos minutos e não terá tripulantes.
O piloto Fernando de Borthole, que participou de experimentos com carros voadores da Embraer e da Airbus, explica que as novas aeronaves precisam de regulamentação e estudos de viabilidade e segurança para poderem funcionar nas cidades.
“Onde essa aeronave vai voar? Quantas aeronaves cabem dentro de um espaço aéreo? Não adianta pensarmos ‘vamos voar dentro de uma cidade como São Paulo, Curitiba, com 100 eVTOLs ao mesmo tempo’. Não é tão simples assim.’”, afirmou o piloto.
*Com informações da Band