Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp é a terceira plataforma social mais popular do mundo, responsável por mais de 100 bilhões de mensagens enviadas por dia. O sucesso entre o público não demorou para chegar aos negócios e, em 2017, a versão Business surge para atender os usuários de negócios, com necessidades distintas dos usuários individuais.
“Em qualquer dia, 175 milhões de pessoas usam o WhatsApp para entrar em contato com as empresas. As mensagens da interface de programação de aplicativos (API) do WhatsApp Business apresentam uma taxa de abertura de 99%, e uma taxa de resposta de quase 50%. Compare isso com o e-mail, onde a taxa de abertura é, em média, 21%. Não é à toa que a plataforma esteja alcançando rapidamente um excelente desempenho nos negócios”, comenta Deborah Palacios Wanzo, presidente e co-fundadora da Tuvis, primeira solução mundial a integrar o CRM das empresas ao WhatsApp.
De acordo com o relatório produzido pela startup, não se trata apenas de taxas de abertura, mas também é sobre velocidade e crescimento das vendas. Ao conversar com os clientes pelo WhatsApp Business, as empresas aceleram o atendimento ao cliente em 225% e aumentam as vendas em até 27%.
Outro exemplo estratégico para vendas no app é o recurso de catálogo do WhatsApp Business, que funciona como uma vitrine virtual dentro da plataforma, permitindo que os consumidores naveguem pelos produtos e tirem dúvidas dentro do mesmo ambiente. ”Quando uma marca mantém seu consumidor dentro do aplicativo, além de economizar tempo, consegue simplificar a jornada de compra e, por consequência, a satisfação”, disse a executiva.
Ainda segundo o e-book produzido pela Tuvis, 73% dos consumidores dizem que o atendimento ao cliente impulsiona suas decisões de compra, e 65% acham que um excelente serviço ao cliente é mais influente do que uma grande publicidade. “A questão está centrada na experiência positiva, que incentivará 91% dos clientes a fazer uma nova compra, ao mesmo tempo em que as empresas podem aumentar as receitas entre 4% e 8% acima de seu mercado ao priorizar melhor experiências de atendimento ao cliente. O WhatsApp agora é uma plataforma indispensável para as empresas alcançarem essas experiências”, enfatiza Deborah.
3 dicas para usar o WhatsApp Business de forma mais estratégica e aumentar vendas
Atualmente, apenas 16% das empresas de varejo e online utilizam aplicativos de mensagens instantâneas (IM) para envolvimento do cliente, apesar das vantagens óbvias, como as vendas subindo quando elas são utilizadas para iniciar e fechar negócios.
Para ajudar empresas e empreendedores a utilizarem melhor o WhatsApp como forma de engajar clientes e aumentar a conversão de vendas, seguem abaixo algumas dicas presentes no ebook, que poderá ser acessado na íntegra no site da Tuvis.
1. Integre seu CRM com WhatsApp
Ao combinar o poder do CRM (como Salesforce e Microsoft Dynamics 360) à plataformas que trazem agilidade e produtividade aos times de venda, é possível promover insights cada vez mais estratégicos e que que podem ser direcionados entre as operações de negócios e desejos do consumidor. A Tuvis, ferramenta pioneira no mundo a integrar CRM ao WhatsApp permite um atendimento mais personalizado e assertivos dos clientes
2. Comunicação em tempo real e personalizada
A comunicação em tempo real permite atender às altas demandas dos consumidores, que esperam uma resposta em poucos minutos. Além disso, a capacidade de se comunicar de uma maneira personalizada permite que as empresas melhorem o suporte. A personalização pode gerar vendas repetidas em quase 93% dos clientes e 90% estão inclinados a comprar mais de empresas que priorizam esse tipo de serviço.
3. Tecnologia para o cliente e para a equipe de atendimento
A capacidade de se comunicar com os clientes de forma fácil e rápida, enquanto recebe todas as informações necessárias em uma única tela. Isso significa economizar um tempo valioso para as equipes de atendimento ao cliente. À medida que a experiência do cliente se torna cada vez mais um elemento importante das operações comerciais, equipes de atendimento devem ter ferramentas para realizar seus trabalhos com mais eficiência.