A Decathlon iniciou um processo de reformulação global em seu e-commerce para evoluir a experiência de compra dos clientes. A cadeia de fornecimento digital da empresa foi repensada com ferramentas e algoritmos de Inteligência Artificial para permitir previsões precisas, planejamento de supply chain e parâmetros de estoque.
A mudança levou a reduções significativas nos níveis de estoque, como a diminuição dos custos de transporte, da pegada de carbono e do tempo de entrega.
Nos próximos meses, mais de 1.700 lojas em todo o mundo também serão remodeladas para oferecer uma configuração intuitiva, maior visibilidade dos produtos, displays físicos e digitais.
Nova identidade e portfólio de marca
A reformulação das lojas físicas e e-commerce da marca faz parte da nova fase da Decathlon, que anunciou um novo logo, posicionamento e estrutura de marca. Em anúncio oficial, a empresa disse que seu novo propósito é “move people through the wonders of sport” (mover as pessoas através das maravilhas do esporte, em tradução livre).
“Na Decathlon, queremos ter um impacto positivo nas pessoas, na sociedade e no planeta, movendo-as através das maravilhas do esporte. Estou confiante de que a nossa estratégia ambiciosa, evoluindo a nossa forma de fazer negócios, garantirá que a Decathlon lidere a mudança, se consolidando como uma marca esportiva única e confiável”, pontua Barbara Martin Coppola, CEO global da Decathlon.
A nova identidade da marca reflete o olhar para o futuro ao mesmo tempo que celebra seu passado. Em nota, a Decathlon afirma que, com o azul característico, possui agora traços que expressam movimento, a ambição de alcançar novos patamares e a circularidade, pilar do seu modelo de negócio sustentável.
Além disso, a Decathlon criou um portfólio de marcas novo e simplificado, com 9 category specialists: Quechua (montanha), Tribord (água e vento), Rockrider (ciclismo outdoor), Domyos (fitness), Kuikma (raquete), Kipsta (esportes coletivos), Caperlan (outdoor), Btwin (mobilidade urbana) e Inesis (golfe), e 4 experts brands: Van Rysel, Simond, Kiprun e Solognac.
Sustentabilidade
A Decathlon pretende ser uma força motriz em sustentabilidade e comprometeu-se a atingir o nível Net Zero até 2050. A empresa possui metas de descarbonização como redução de 20% nas emissões absolutas de CO2 até 2026, 42% de redução em CO2 absoluto em 2030 e atingir o Net Zero até 2050.
Foto: Divulgação
Texto: M&C