Acontece neste sábado (17) o mutirão da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”. A iniciativa é voltada para o reconhecimento de paternidade e maternidade, biológica ou socioafetiva, e atendimentos relacionados à parentalidade.
Em Manaus, a campanha ocorre na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas – DPE-AM, localizada na Av. André Araújo, 679, Aleixo, Zona Centro-Sul.
Na ação serão ofertados testes de DNA e agendamentos para as demais ações relacionadas à parentalidade.
Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), divulgados no Portal da Transparência do Registro Civil, mostram que no Amazonas, em 2022, dos mais de 76 mil nascimentos registrados no Estado, 8.136 recém-nascidos (10,6%) foram registrados apenas com o nome da mãe na certidão de nascimento. Em 2021, foram registrados 7.338 nascimentos com pais ausentes na certidão (9,6%). Até julho deste ano, o portal aponta para mais de 5,3 mil nascimentos com pais ausentes no registro civil.
Data: 17 de agosto de 2024 (sábado)
Horário: 9h
Local: sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas – DPE-AM, localizada na Av. André Araújo, 679, Aleixo, Zona Centro-Sul.