Manaus ficou entre as dez cidades mais bem sucedidas na realização do World Creativity Day 2024 (Dia Mundial da Criatividade). O resultado foi divulfado nesta quinta-feira (20/06), em cerimônia de anúncio do Prêmio TOP 10 – WCD2024.
O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, simultaneamente, em 55 cidades. Em Manaus, a adesão voluntária de anfitriões e participantes renderam à cidade um lugar entre as 10 com as experiências mais bem sucedidas.
Trata-se também de uma prova de que o potencial da capital do Amazonas para a Economia Criativa é uma realidade viva e ativa, de acordo com Beto Contartesi, líder do World Creativity Day em Manaus. Foram nove locais diferentes anfitrionando as ações do World Creativity Day em Manaus.
Empresas como hotéis, estabelecimentos culturais, estabelecimentos de entretenimento, de educação e de serviços se mobilizaram para receber as mais de 70 atividades que o World Creativity Day (WCD) realizou na edição 2024 em Manaus. Tudo de maneira voluntária.
As atividades do Dia Mundial da Criatividade em Manaus foram realizadas no Espaço Cultural Casarão de Ideias, Mercure Hotel Manaus, Senac Amazonas, Uninorte (Campus Djalma Batista), Abaré Central, eSpace Gamming & Escola Tech, Reciprolab Colaborativa e Anta.Gonista.
A avaliação que chegou ao Top 10 de participantes do Dia Mundial da Criatividade levou em consideração aspectos como destaque na mobilização pública, quantidade de voluntários na adesão, a apresentação de novos protagonistas e lideranças criativas na cidade e a contemplação do tema do evento este ano: Inteligências Plurais.
“A participação da Manaus no World Creativity Day 2024 foi decisiva para tornar o maior festival colaborativo de criatividade ainda mais significativo, conectando as potencialidades da capital amazonense ao movimento global”, afirma Luiz Serafim, Diretor-Executivo da World Creativity Day.
“Da mesma forma, vibramos com os impactos gerados em Manaus, entre os 10 melhores festivais do ano, com atividades que promoveram a economia criativa e ativaram o ecossistema local, permitindo visualizar mais resultados na edição 2025”, diz Serafim.
Além de Manaus, figuram na lista do Top 10 Palmas (TO), Aracaju (SE), Timbó (SC), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Lavras (MG)Rennan, Paragominas (PA), Pelotas (RS) e Camaçari (BA).