O documentário “Anamã – A Veneza do Amazonas”, da La Xunga Produções, vai ser apresentado nesta quinta-feira (1º/08), no Largo de São Sebastião, no Centro. A obra audiovisual com direção de Orlando Júnior compõe a programação da mostra “Cabé – Cinema a Céu Aberto”, que vai exibir, até o dia 3 de agosto, filmes gratuitos com a proposta de democratizar o acesso à cultura e levar o cinema para diferentes pontos da cidade.
O curta-metragem de 23 minutos foi gravado em 2021, durante uma das maiores enchentes que aconteceu nos rios da bacia amazônica. A produção mostra a rotina da cidade, que, nos últimos 10 anos, vem sofrendo os impactos da cheia do rio Solimões.
O projeto tem imagens de Leandro Nunes, imagens de drone de Fernando Crispim, Michael Dantas e Bruno Kelly, que também assina o making of e fotos still. A arte é de Jayth Chaves Neto, montagem e finalização de Fernando Crispim e apoio de Jânio Moraes Braga.
A programação do “Cabé – Cinema a Céu Aberto” inicia às 20h e conta ainda com as produções: “Visagem e Visões”, da Lab e Muirak Studio, do Pará, “Como Levar Meu Avô p’ro Céu”, de Thairo Meneghetti e Wanderson Lana, do Mato Grosso, “Santo Casamenteiro”, de Izis Negreiros, do Amazonas, “Bênheëkié”, de Amökanewy Kariú, representando o Acre e o Maranhão, “A Raiz é o Sentido”, da Pedra de Fogo Produções, do Amazonas, e “Filho da Selva”, de Geliel Soares e Orange Cavalcante, de Tefé, no Amazonas.