A campanha educativa “Ei, te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças é crime”, desenvolvida pela Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), terá, pelo segundo ano, ações de conscientização durante o Festival Folclórico de Parintins (distante 369 km de Manaus), que acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho.
Presidente da Comissão, o deputado estadual João Luiz (Republicanos), explica que as ações irão ocorrer nos dias 25 e 26 de junho, no porto de Manaus, de onde saem muitos barcos para Parintins. Já na terra dos bumbás Caprichoso e Garantido, protagonistas da festa, está prevista ação de técnicos no dia 28 de junho, primeiro dia de apresentação do Festival.
“Esta é uma política pública desenvolvida pela nossa Comissão, com o objetivo de prevenir e combater a questão do abuso e exploração sexual infantojuvenil”, detalha o deputado, explicando que, nas ações desenvolvidas voltadas para este período do Festival de Parintins, a estimativa é que mais de 500 ventarolas sejam distribuídas em Parintins, enquanto na capital mil unidades serão entregues no porto de Manaus.
Neste material estarão informações de números da Comissão e o Disque 100, para denúncias de violências contra crianças e adolescentes. “Em Parintins, a festa é voltada para a cultura, arte e lazer, e por isso vamos reforçar os cuidados na garantia de um ambiente mais seguro e acolhedor para as nossas crianças e jovens”, concluiu João Luiz.