À medida que o Carnaval se aproxima, os criminosos aproveitam o grande fluxo de pessoas e o clima de descontração para aplicar diferentes tipos de golpes, tornando a atenção e a precaução indispensáveis. Com isso, é fundamental que os foliões redobrem a atenção para não caírem em golpes e fraudes financeiras.
De acordo com Raphael Mielle Trintinalia, especialista em Antifraude de uma empresa provedora de infraestrutura tecnológica para as instituições financeiras, as contestações registradas pelas instituições financeiras aumentam consideravelmente durante e após o Carnaval, o que evidencia o crescimento das fraudes e fraudes nesse período. “Uma vez que a vítima está vulnerável, os criminosos aplicam o golpe, que pode ser desde o roubo de dados bancários até a venda de produtos falsos”, explica.
Pensando sentido, o especialista fez uma lista com algumas dicas para você curtir a folia sem preocupações:
- Proteja seu cartão: Nunca o deixe solto na bolsa ou no bolso. Se possível, desabilite a função de pagamento por aproximação para evitar cobranças indevidas.
- Mantenha o cartão sempre com você: Não entregue a terceiros. Se precisar, certifique-se de que o cartão devolvido pelo vendedor é realmente o seu.
- Proteja sua senha: Ao digitá-la, cubra o teclado e evite que outras pessoas vejam.
- Confira o visor da maquininha: Se estiver danificado, não realize o pagamento. Sempre peça o comprovante e ative notificações do banco para monitorar suas transações.
- Cuidado com redes Wi-Fi públicas: Evite acessar bancos e redes sociais. Mantenha um antivírus atualizado para proteger seus dados.
- Compras online seguras: Utilize apenas sites confiáveis e verifique se há o cadeado de segurança na barra de URL. Para mais segurança, prefira o cartão virtual.
- Cartão on-line: Ao pagar hospedagens, passagens e eventos online, utilize um cartão virtual para evitar fraudes.
- Roubo ou fraude: Avise seu banco imediatamente e registre um boletim de ocorrência. Isso pode ajudar na contestação de cobranças indevidas.
- Atenção na hora do pagamento: Não se distraia em ambientes movimentados, pois golpistas podem se aproveitar da aglomeração. Por isso, desabilite temporariamente o pagamento por aproximação enquanto estiver na rua;
- Confirme suas transações: Sempre verifique no aplicativo do banco se o pagamento foi feito corretamente. Para mais segurança, ative alertas automáticos. Além disso, coloque limitação de tempo para uso de app de bancos durante a curtição;
- Finalize com segurança: Após uma transação, deslogue do app do banco e bloqueie o celular para evitar acessos indevidos em caso de furto.
- Reduzir o limite do PIX: enquanto estiver no bloco ou em festas, principalmente no período da noite; Na hora de pagar por PIX, se certificar do valor e do destinatário da operação. No caso de pagamento por QR Code, redobrar a atenção para conferir o valor;