Pelo menos 23 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas na sexta-feira depois que tornados varreram o Mississippi, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Emergências do Mississippi (MEMA).
A MEMA compartilhou no sábado que, além dos mortos e feridos nas tempestades, outras quatro pessoas permaneciam desaparecidas até as 6h20, horário local.
“Temos várias equipes locais e estaduais de busca e resgate que continuam trabalhando nesta manhã”, disse a organização em um comunicado no Twitter. “Vários ativos estão no local para ajudar aqueles que foram afetados.”
A MEMA então disse que “espera-se que seus números mudem”. Acrescentou que sua equipe de comando se reuniu no sábado de manhã para obter mais informações e decidir sobre um ” plano de ação “, com “informações sobre operações de abrigo e alimentação em breve”.
Às 20h05, horário local, na sexta-feira, o Serviço Nacional de Meteorologia em Jackson confirmou que um tornado estava no solo e se aproximando da cidade de Rolling Fork . À medida que os tweets começaram a chegar sobre as pessoas presas em suas casas e as imagens dos danos causados às comunidades afetadas, o NWS disse que uma emergência de tornado permaneceu em vigor até as 21h, aconselhando os moradores a “se protegerem agora”
Menos de uma hora depois, o NWS confirmou que o tornado pousou e causou danos nas cidades de Silver City e Rolling Fork.
Com uma torre de água derrubada e um abrigo de crise aberto em Rolling Fork, o impacto da tempestade parecia ser extenso.
O morador de Rolling Fork, Brandy Showah, disse à CNN que a cidade não é mais a mesma depois da tempestade. “Nunca vi nada assim”, disse Showah.
“Ao iniciarmos o processo de levantamento dos danos do tornado de ontem à noite, queremos agradecer a todos os meios de comunicação, observadores, socorristas, funcionários de gerenciamento de emergência e membros do público que forneceram relatórios e fotos em tempo real da tempestade”, disse o NWS . escreveu no Twitter .
“Durante eventos climáticos severos, seus relatórios ajudam a mensagem a chegar àqueles que ainda não foram afetados pelo clima. Ainda recebemos com satisfação todos os relatórios que você nos enviar hoje quando o sol nascer, e você terá uma ideia melhor do que danos ocorreram”, acrescentou a organização.
A legista do condado de Sharkey, Angelia Easton, disse à ABC News que 13 pessoas morreram em seu condado , mas ela não pôde confirmar suas idades. Em outras áreas, o legista do condado de Carroll, Mark Stiles, confirmou três mortes e o legista do condado de Monroe, Alan Gurley, confirmou duas, enquanto Jose Watson, da patrulha rodoviária do estado, confirmou que uma pessoa morreu no condado de Humphreys, segundo a ABC News. Gurley disse à NBC News que um homem e sua filha foram os dois mortos .
Em um vídeo compartilhado no Facebook, Watson aconselhou as pessoas a “não virem” a Silver City se não tivessem família imediata lá. Em seu clipe, Watson mostrou uma grande quantidade de danos na cidade.
“Por favor, não venha para Silver City”, disse ele. “Porque neste momento, por causa do número de pessoas que estão aqui, está dificultando a entrada dos socorristas nestes detritos. Não podemos nem colocar equipamentos de emergência lá, não podemos obter o tratores e tratores lá dentro… se vocês fizessem isso por nós, ficaríamos gratos.”
O presidente da United Cajun Navy, Todd Terrell, disse à ABC News que Rolling Fork estava “praticamente devastado”, acrescentando que “ainda há muitas pessoas presas em suas casas”.
“Parece que os grandes atacam à noite e você não tem um aviso para ele”, disse ele. “Sabíamos que seria ruim naquelas áreas, mas ninguém pode se preparar para essa devastação total.”