O icônico jornalista esportivo João Baptista Bellinaso Neto, conhecido como Léo Batista, faleceu neste domingo (19), aos 92 anos. Ele estava internado desde o dia 6 de janeiro, no Hospital Rios D’Or, na Freguesia, Zona Oeste do Rio, devido a um câncer no pâncreas, descoberto após um quadro de desidratação e dores abdominais.
Nascido em Cordeirópolis, no interior de São Paulo, em 1932, Léo Batista começou sua trajetória na comunicação aos 15 anos, trabalhando em serviços de alto-falantes em sua cidade natal. Rapidamente, migrou para o rádio nos anos 1940, marcando o início de uma carreira que atravessou quase oito décadas.
Na TV Globo, onde trabalhou por 53 anos, Léo Batista tornou-se um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro. Sua voz inconfundível e conhecimento vasto sobre esportes, especialmente futebol, marcaram gerações.
Participou da cobertura de Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e Fórmula 1, além de apresentar programas icônicos e ser pioneiro em momentos históricos, como o anúncio da morte de Getúlio Vargas, em 1954, e, de Ayrton Senna, em 1994.