A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu, nesta terça-feira, 31/1, uma equipe de consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de Brasília (DF), para apresentar os avanços mais recentes no processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O encontro aconteceu na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade.
O evento de hoje faz parte das ações do 2º ciclo de implantação do SGQ na Visa Manaus, que começou no ano passado. O Sistema é um conjunto de práticas de gestão que busca otimizar os processos de trabalho para torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e capazes de satisfazer às necessidades do seu público-alvo, que, no caso da Visa Manaus, é a população da capital amazonense.
O SGQ foi adotado como ferramenta estratégica de gestão pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde (MS), que passou a incentivar e orientar o seu uso pelas vigilâncias de outros âmbitos. Na gestão do prefeito David Almeida, a Visa Manaus foi uma das dez vigilâncias municipais brasileiras que aderiram ao projeto de implantação do SGQ para aperfeiçoar suas práticas de trabalho.
O processo acontece com a consultoria do HAOC, instituição que já atua dentro dos parâmetros do Sistema e que, no prazo de um ano, irá apoiar a Visa Manaus na adoção das suas práticas. Depois de um primeiro encontro presencial na cidade, em outubro do ano passado, a equipe retorna para acompanhar o andamento dos trabalhos, avaliar medidas e sugerir caminhos para facilitar a sua implantação.
“Enquanto no encontro de outubro ainda estávamos na etapa de entender o nosso contexto organizacional, ‘quem somos nós para os públicos interno e externo, a importância da liderança e do planejamento’, agora vamos partir para outra fase e nos aprofundar nas operações diárias da Visa Manaus, começando por um processo de trabalho que a equipe elegeu como prioritário, que é o Processo Administrativo Sanitário, um conjunto de procedimentos usados para analisar e decidir nos casos de infrações sanitárias. A partir do encontro de hoje a gente vai fazer o fluxograma desse processo, entender como ele acontece, para avaliar os pontos que podem ser melhorados para obtermos um PAS mais ágil e eficiente para a população”, explicou a analista de Qualidade do HAOC, Luíza Martins.
A assessora técnica da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa (SubGS), Ângela Nascimento, participou da reunião e disse que o compromisso da secretaria, e o da Prefeitura de Manaus como um todo, é buscar atender da melhor forma a população.
“O trabalho da Visa Manaus já traz grandes benefícios para os cidadãos, e, com todo esse empenho para aprimorar práticas e fluxos, sabemos que estamos participando da construção de uma das melhores vigilâncias sanitárias do país”, afirmou.
O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, por sua vez, agradeceu o esforço dos servidores e a participação do HAOC. “A adesão da equipe Visa tem sido constante e entusiasmada, e essa dedicação mostra um interesse amplo na evolução do nosso trabalho. Queremos sim, estar dentro das práticas mais avançadas em gestão de vigilância sanitária adotadas no país, com o único fim de oferecermos um serviço que traga satisfação, qualidade de vida, saúde e também orgulho a quem dele se beneficia: a população”, concluiu.
Fotos – Henrique Silva / Semsa