Mais de cem atendimentos médicos e odontológicos foram realizados na Comunidade Indígena do Cuiú-Cuiú, na Escola Municipal indígena São Francisco, localizada no município de Maraã, Estado do Amazonas. Além da assistência hospitalar, foram disponibilizados cerca de 50 atendimentos odontológicos e, a distribuição de 100 kits odontológicos e 50 livros educativos.
A atividade foi promovida por militares Comando de Fronteira Japurá / 17° Batalhão de Infantaria de Selva aos moradores da comunidade que está composta, em sua maioria, pelo grupo indígena Miranha juntamente com a presença de outras minorias indígenas como os Kambébas, Kanamarí, Mayorúna e Mura.
Os resultados da Operação Ágata Amazônia 2024, por meio do Comando Conjunto UPIARA, são expressivos e demonstram o alcance das ações realizadas. Até o momento já foram empreendidos 234 atendimentos médicos, 70 atendimentos odontológicos, mais de 1 mil procedimentos de saúde, 6.307 medicamentos distribuídos, 1.780 kits odontológicos distribuídos, 50 livros e 262 peças de roupas doadas.
Operação Ágata Amazônia 2024 – O Comando Conjunto Ágata Amazônia se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD n.º 3.628, de 30 de julho de 2024, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as Ações Cívico Sociais (ACISO) e Assistência Hospitalar (ASSHOP). A Operação Ágata Amazônia 2024, Comando Conjunto UPIARA, demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente