O uso de lentes de contato dental é cada vez mais popular entre pessoas que desejam melhorar a estética do sorriso de forma rápida. A técnica funciona com a colocação de laminados de porcelana ou resina extremamente finos, que são aplicados na superfície dos dentes e podem corrigir desde pequenas imperfeições e espaçamentos, até manchas e desgastes, proporcionando um sorriso alinhado e harmônico.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a procura por procedimentos de estética dental aumentou 25% nos últimos cinco anos, sendo as lentes de contato dental um dos tratamentos mais demandados. No Brasil, a busca por essa alternativa tem crescido especialmente entre pessoas de 25 a 40 anos, atraídas pela promessa de resultados rápidos e pela durabilidade do material, que pode ultrapassar 10 anos, dependendo dos cuidados do paciente.
De acordo com a Dra Karina Alves, cirurgiã-dentista com especialização em implantodontia e fundadora da Clínica Ka Odontologia, as lentes de contato dental são recomendadas para pessoas que desejam melhorar a estética do sorriso, mas que já têm dentes relativamente saudáveis e bem posicionados, com apenas pequenas imperfeições. “Elas não são recomendadas para todos os casos. Pacientes com problemas graves de mordida, dentes muito desalinhados ou hábitos como bruxismo podem não ser bons candidatos. Afinal, as lentes são finas e podem ser danificadas em casos de desgaste intenso”, explica.
Recomendação de uso das lentes varia de acordo com o caso
A dentista afirma que é preciso avaliar cada caso para que o paciente tenha o melhor resultado possível. “Há situações em que serão recomendados outros tratamentos, como facetas mais resistentes ou intervenções ortodônticas”, diz a Dra Karina.
Ela explica que as lentes são ideais para quem quer corrigir dentes manchados ou escurecidos. “Nestes casos, elas podem cobrir manchas permanentes que não respondem ao clareamento tradicional, proporcionando uma cor mais branca e uniforme”, explica.
Pessoas com dentes com algum desgaste na borda ou levemente desalinhados também podem aproveitar essa solução para corrigir o sorriso de forma rápida. “No primeiro caso, as lentes podem fechar espaços sem a necessidade de aparelhos ortodônticos. No segundo, podem criar uma aparência de alinhamento e uniformidade”, detalha a especialista.
Precauções para não comprometer os dentes
As lentes de contato são consideradas uma opção minimamente invasiva para deixar o sorriso bonito, ao contrário das facetas, que podem exigir um desgaste maior dos dentes e são indicadas para casos mais complexos. “A principal diferença entre as duas está na espessura e no nível de desgaste do dente necessário para a aplicação. Ambas são alternativas de revestimento estético, mas têm indicações distintas e funcionam de maneiras ligeiramente diferentes”, explica a Dra. Karina.
Para que a alternativa escolhida seja duradoura e o desgaste seja mínimo, o primeiro passo, segundo a dentista, é escolher um bom profissional para fazer uma avaliação e realizar a colocação das lentes. “Se o procedimento não for feito corretamente, poderá haver acúmulo de bactérias nas bordas, ampliando o risco de problemas gengivais e cárie”, alerta.
A fundadora da Clínica Ka Odontologia também ressalta que para obter resultados melhores e mais duradouros, o paciente deve manter uma boa higiene bucal, evitar alimentos muito duros e consultar o dentista frequentemente. “São ações que devem ser incorporadas à rotina para que o sorriso permaneça bonito e saudável por mais tempo”, finaliza.