A fumaça que cobriu Manaus nas últimas semanas apresenta riscos para visão. De acordo com o médico oftalmologista e pesquisador Swammy Mitozo, a fumaça é um agente irritante dos olhos. Se não houver como evitar ficar longe dela, é preciso usar um lubrificante artificial.
“O uso de lubrificante nestes casos evita o que chamamos de síndrome do olho seco, ou ainda inflamações na córnea e na conjuntiva, como as ceratites e conjuntivites”, disse Swammy.
A fumaça provocada por queimadas contém substâncias cancerígenas que atingem a respiração, o pulmão e diversos outros órgãos, entre eles os olhos.
“Os olhos saem prejudicados devido aos níveis de carbono em suspensão”, ressaltou Swammy.
Ainda segundo o oftalmologista, a irritabilidade provocada pela fumaça pode agredir os olhos, impedindo que as mucosas tenham as defesas necessárias para as adversidades do ambiente.
Swammy explica que o contato com estes níveis de carbono provoca alterações nas células responsáveis pela produção das camada mucosa da lágrima, que faz com que a lágrima se espalhe por todo o olho, além da inflamação das glândulas das pálpebras que produzem o componente oleoso da lágrima e que evita que ela evapore mais rápido.
“A lágrima tem a função de proteção do globo ocular, pois mantém o olho lubrificado e protegido de lesões”, acrescentou Swammy.
Atenção aos medicamentos
Caso aconteça alguma consequência da irritação nos olhos provocada por fumaça de queimadas ou afins, é preciso se consultar com um oftalmologista.
Em caso de incomodo mais acentuado ou acidentes envolvendo os olhos,Swammy alerta que é importante ir ao oftalmologista o mais rápido possível. “O olho é uma das partes mais expostas do nosso corpo, e mais frágeis também, por isso é extremamente importante procurar socorro imediatamente”, orientou o oftalmologista.