Nesta terça-feira (02/08), a Anvisa Manaus promoveu, no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o ciclo de palestras “O papel da vigilância sanitária perante à sociedade”, em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado no dia 05 de agosto, dia do nascimento de Oswado Cruz.
“Promover este encontro é primordial, pois a vigilância sanitária é vista como um ‘bicho-papão’, mas o prefeito David Almeida, com uma grande visão, instituiu no calendário da Visa Manaus, a Semana do Regulado, desta forma queremos acabar com o estigma de ‘bicho-papão’ e, com novos canais de comunicação, orientar e informar melhor”, disse o diretor-presidente da Visa Manaus, Dr. Ewerton Wanderley.
O encontro tem a finalidade de discutir a importância da vigilância sanitária e suas fiscalizações, mas também informar, aos principais interessados, a classe de empresários.
Na primeira palestra “Portos, Aeroportos e Fronteiras: limites e novas possibilidades”, ministrada pelo coordenador da Regional Norte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jerfeson Nepumuceno Caldas, foi apresentado as responsabilidades e o papel da agência nacional aos participantes.
Na segunda palestra do dia, “O papel da Vigilância Sanitária perante a sociedade”, o gerente de Serviços de Saúde e interesse à Saúde, Marco Antônio Fernandes Pinto, pontuou as ações e responsabilidades da Devisa (Departamento Estadual de Vigilância Sanitária da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra Rosemary Costa Pinto).
No período da tarde, a psicóloga Simone Maia apresentou em sua palestra de autoconhecimento os ensinamentos sobre Inteligência Emocional. Posteriormente, o palestrante e treinador motivacional, Antonio Matos, de forma descontraída e hilária, fez os participantes entenderam de forma simples conceitos de neurolinguística.