Autazes (AM), 29 de abril de 2025 – A Prefeitura Municipal de Autazes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início nesta terça-feira (29.05) à campanha de resgate para vacinação contra o HPV destinada a adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados dentro do calendário vacinal regular, entre os 9 e 14 anos de idade.
A ação inaugural aconteceu na Escola Estadual Raimundo Sá, reunindo cerca de 500 participantes, entre servidores da saúde, equipe escolar e estudantes. Além da vacinação, os adolescentes assistiram a uma palestra educativa sobre o HPV e saúde bucal, reforçando a importância da prevenção e da imunização.
A campanha tem como foco adolescentes que ficaram fora da rotina de vacinação, com média de 500 faltosos identificados através de um levantamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As vacinas estão sendo aplicadas tanto nas UBS quanto em ações de saúde realizadas nas escolas municipais e estaduais.
O secretário municipal de Saúde, Ráiner Figueiredo, destacou a importância da iniciativa. “Foi determinação do prefeito Thomé Neto que iniciemos essa campanha e que consigamos alcançar 100% do público nessa faixa etária, para que no futuro nenhuma filha de Autazes seja acometido com o câncer de colo de útero”, disse.
A campanha segue ao longo das próximas semanas com ações itinerantes nas escolas e comunidades, garantindo o acesso à imunização para todos os adolescentes que ainda não tomaram a 1ª ou 2ª dose da vacina contra o HPV.
Vacinações gerais
Em 2025, o município de Autazes, no Amazonas, intensificou suas ações de vacinação para proteger a população contra doenças sazonais e endêmicas.
Em janeiro, mais de 2.200 pessoas foram imunizadas contra a gripe durante a retomada da campanha de vacinação contra a Influenza Tetravalente, que não havia sido realizada no mesmo período de 2024. A Secretaria Municipal de Saúde organizou um “Dia D” de vacinação, mobilizando servidores e disponibilizando salas de vacinação em locais estratégicos, como o Centro do Idoso, a Igreja da Alagoinha, a Praça Otaviano de Melo e as Unidades Básicas de Saúde São José e Danilo Corrêa.
A campanha abrangeu desde crianças a partir de seis meses até idosos, incluindo também a zona rural, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população contra doenças previsíveis.
Fotografias: Lídia Bruce/Pedro Nunes