Milena Di Castro, diretora-geral do portal Sugestão de Pauta é uma das artista que faz parte do projeto, sendo a dubladora do personagem principal, o “Curumim”.
A Turma do Curumim está completando 40 anos de criação e para comemorar. O público pode visitar a Floresta do Curumim e se divertir no circuito de atividades educacionais. A programação segue até o Dia do Cartunista (30), homenageando as criações do cartunista Mário Adolfo que ilustraram por décadas as páginas dos principais jornais locais, no shopping Manauara, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis.
História
O indiozinho Curumim é um menino inquieto, corajoso e luta para defender a floresta contra a ação dos invasores. O personagem é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas e levanta grandes questionamentos sobre a preservação do meio ambiente. Ele conta com a interpretação da jornalista Milena Di Castro como sua dubladora.
Ao seu lado, está a Sarah Patel, uma tartaruguinha vaidosa, questionadora e politizada. A personagem surgiu como um protesto contra o risco de extinção que a tartaruga da Amazônia sofria na época de sua criação. Outro personagem da turma é o Jara, um sábio jaraqui que percorre a Amazônia combatendo a poluição dos rios.
Já a indiazinha Murupi chega com uma personalidade calorosa, seu nome é uma homenagem à mais deliciosa, cheirosa e picante pimenta do estado. O Jacaretinga é um jacaré que morre de medo de virar sapato, carteira ou cinto de couro. Na época de sua criação, o então governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, passou a pregar a exploração comercial da pele de jacaré, visando evitar a superpopulação.
O Mr. Okey é o vilão dessa história. O invasor biopirata, foi criado numa época em que não se falava de biopirataria. Sua missão é criar maneiras de explorar a biodiversidade da Amazônia, porém seus planos são sempre frustrados pela Turma do Curumim.
“Desde o lançamento da Turma do Curumim no ano de 1983, vemos a importância de abordar assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e a valorização de aspectos da cultura local. Hoje os fãs da turma têm a possibilidade de conhecer e interagir com os personagens no Manauara Shopping”, afirmou Mário Adolfo, cartunista.
Programação da Floresta do Curumim
A Floresta do Curumim oferece gratuitamente oficinas, teatrinhos, espaços instagramáveis, brincadeiras e jogos para crianças de 02 a 11 anos. O espaço funciona no Piso Castanheiras, em frente a Ramsons, todos os dias durante o horário de funcionamento do centro de compras.
A criançada pode se divertir no Ateliê de pintura da Sarah Patel, no Igarapé do Jara, ajudando o peixe a limpar o rio, brincar na Plantação da Murupi e conhecer as frutas da região ou se embalar no Redário do Lourival enquanto lê um gibi da Turma do Curumim. Além disso, tem o Teatro do Curumim com sessões todos os dias às 15h e 19h, e o encontro com os personagens da Turma das 16h às 18h30.
“A programação tem sido um verdadeiro sucesso de público. A proposta é valorizar esse personagem genuinamente manauara que nos ensina muito sobre como cuidar da natureza. A criançada pode conhecer, se divertir e aprender mais sobre a nossa biodiversidade”, disse Isa Lucena, gerente de marketing do Manauara Shopping.