Donald Trump conquistou um segundo mandato como presidente na quarta-feira após vitórias em estados-chave deixando os democratas se perguntando o que deu errado.
A vitória histórica vingou a derrota de Trump na eleição de 2020, que ele e muitos de seus apoiadores continuaram a insistir que foi roubada dele.
“Acho que acabamos de testemunhar o maior retorno político da história dos Estados Unidos da América”, disse o senador JD Vance, republicano de Ohio, companheiro de chapa de Trump, na quarta-feira de manhã na festa da vitória da campanha em West Palm Beach, Flórida.
Trump e Vance falaram antes que a maioria dos veículos de notícias o declarasse vencedor, mas a noite estava, naquele momento, claramente indo em sua direção . Trump agradeceu a seus apoiadores pela “extraordinária honra de ser eleito seu 47º presidente e seu 45º presidente”.
Os democratas ficaram atônitos quando estado-campo de batalha após estado-campo de batalha foi para os republicanos. Um veterano estrategista democrata disse sobre a tristeza que pairava sobre o partido: “Você já foi a um funeral? Isso seria um Mardi Gras comparado a isso.”
A derrota deixa o Partido Democrata sem um líder claro para seguir em frente e buscar respostas sobre como Trump pôde se tornar o primeiro republicano a vencer o voto popular em 20 anos.
“Como é possível que possamos perder para esse cara? É apenas negligência”, disse um arrecadador de fundos democrata.
A vice-presidente Kamala Harris optou por não se dirigir aos apoiadores em Washington, DC, na noite da eleição depois que Trump venceu na Geórgia e na Carolina do Norte, os dois primeiros campos de batalha a serem derrotados na disputa pela Casa Branca.
Cedric Richmond, copresidente da campanha de Harris, disse à multidão na Universidade Howard que ela não falaria publicamente até quarta-feira.
“Ainda temos votos para contar. Ainda temos estados que não foram chamados”, Richmond disse pouco antes da 1h ET. “Vocês ouvirão dela amanhã.”
A decisão de ficar em silêncio acompanhou uma mudança drástica no humor de seus assessores de campanha, seus apoiadores e autoridades democratas, já que os totais de votos nos estados-chave sugeriram um caminho cada vez mais estreito para a vitória.
Na sede da Harris no campus de Howard, milhares olhavam para as telas em quase silêncio, parecendo impassíveis. Ninguém agitou as bandeiras americanas que foram entregues no início da noite. A vibração passou de alegre e comemorativa para preocupada e ansiosa.
Algumas dezenas de pessoas na multidão, claramente cansadas de assistir aos retornos, começaram a gritar: “Música! Música!” Logo depois, uma tela gigante exibindo notícias a cabo foi silenciada, e o DJ começou a tocar rap. Alguns funcionários da Harris andavam de um lado para o outro com olhares vazios em seus rostos.
*Fonte: NBC News