A saúde ocular é essencial para o desenvolvimento de crianças, mas muitos problemas passam despercebidos nos primeiros meses de vida. Um estudo da IAPB e Fundação Seva aponta que quase 800 mil crianças brasileiras chegam à escola com problemas de visão não corrigidos, prejudicando seu aprendizado. Nesse cenário, a Baby Vision Care, startup americana, trouxe ao Brasil uma tecnologia inovadora: o Teste do Olhinho Ampliado. O exame é realizado nas primeiras semanas de vida do bebê, escaneia até 20 vezes mais a retina em comparação ao Teste do Reflexo Vermelho e identifica doenças oculares precocemente, permitindo tratamento e cura.
O exame ainda é pouco conhecido no Brasil, mas com ele a empresa pretende transformar a solução em uma tecnologia mais acessível à população. Segundo Jochen Kumm, CEO da Baby Vision Care, o exame do Teste do Olhinho Ampliado pode identificar mais de 50 doenças oculares, como catarata, glaucoma, retinopatia da prematuridade, tumores, infecções e malformações congênitas. “Praticamente todas as doenças identificadas pelo exame têm cura ao serem detectadas precocemente. As doenças não identificadas só serão descobertas após muito tempo de desenvolvimento, quando a criança realmente der sinais da presença da doença, e isso pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e mental de diversas formas”, explica.
“O Teste do Reflexo Vermelho, que é o exame tradicionalmente realizado nas maternidades brasileiras, não é capaz de identificar todas as patologias que podem afetar a visão de um recém-nascido. Ele verifica a presença de reflexos anormais nos olhos, mas fornece informações limitadas da retina. Com o Teste do Olhinho Ampliado essa situação muda, pois ele é capaz de mapear 85% da retina do bebê, captando condições oculares com uma precisão significativamente maior graças à tecnologia de ponta das câmeras utilizadas no exame”, complementa Kumm.
Com o apoio de especialistas da Universidade de Stanford, que também compõem o quadro de sócios da empresa, a Baby Vision Care marca sua chegada no Brasil com uma expertise internacionalmente consolidada. A startup já passou por diversas rodadas de investimento com capital investido de milhões de dólares e agora busca alcançar novos horizontes no território brasileiro, levando tecnologia oftalmológica de ponta para as principais instituições de saúde do país.