Uma pesquisa feita pela Ticket com quase dez mil pessoas revelou que, entre as mães (quase três mil respondentes), 48% sentem-se sobrecarregadas nos cuidados com os filhos. Entre os homens que são pais, 20% deram a mesma resposta. “As mulheres enfrentam mais desafios para equilibrar o trabalho e o cuidado com os filhos. Por isso, é importante que as empresas considerem esse ponto ao criar políticas internas mais acolhedoras e flexíveis, respeitando a realidade de cada profissional”, comenta Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket.
Ainda segundo o levantamento, 29% das mulheres dedicam mais de oito horas por dia nos cuidados com os filhos, enquanto 21% investem entre três e cinco horas, e 15% entre cinco e oito horas diárias. Já entre os homens que são pais, 20% dedicam mais de oito horas por dia, 21% entre três e cinco horas, e 14% ficam entre cinco e oito horas diárias com a família.
A pesquisa também revelou que 48% das respondentes são mães solo, e que 36%, apesar de casadas, são as principais responsáveis pelos cuidados com os filhos. “No caso dos homens respondentes, 46% disseram ser casados e que os cuidados com os filhos ficam mais a cargo de suas companheiras (os) e 15% revelaram ser pais solo. As diferenças mostram novamente um desequilíbrio nas funções familiares, que inevitavelmente impactam nas relações das pessoas com o trabalho”, avalia a executiva.