Mais de 2.000 pessoas receberão um convite para assistir à coroação do Rei do Reino Unido, Carlos III , que será realizada no dia 6 de maio na Igreja da Abadia de Westminster, em Londres. Mas não é preciso fazer parte desse seleto grupo para vê-lo, já que o Palácio de Buckingham revelou seu conteúdo na terça-feira, esclarecendo ao mesmo tempo qual será o novo título da rainha consorte Camila até agora . “A coroação de suas Majestades, o Rei Carlos III e a Rainha Camila. Por ordem do rei, o conde marechal tem o prazer de convidar…” anuncia o convite, desenhado pelo artista heráldico e iluminador de manuscritos Andrew Jamieson. A palavra “consorte” desaparece oficialmente para se referir a Camila como a nova rainha .
Antes de sua morte em setembro de 2022, a rainha Elizabeth II expressou seu desejo de que Camilla se tornasse rainha consorte enquanto discutia a ascensão do então príncipe Charles ao trono. “Quando, com o tempo, meu filho Carlos se tornar rei, sei que você dará a ele e a sua esposa Camila o mesmo apoio que você me deu. E é meu sincero desejo que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como Rainha Consorte enquanto continua seu próprio serviço leal.” Até então, o título de sua nora era o de Duquesa da Cornualha e cogitou-se a possibilidade de que, quando chegasse o momento da sucessão, ela se tornasse simplesmente “princesa consorte”, masaquela que foi monarca britânica por 70 anos deixou seu testamento claro.MAIS INFORMAÇÃO
O trabalho de Jamieson para o convite é inspirado nos temas cavalheirescos da lenda arturiana e apresenta o Homem Verde, uma figura antiga do folclore britânico, um símbolo da primavera e do renascimento, na parte inferior para celebrar o novo reinado. O convite original foi pintado à mão em aquarela e guache , e o desenho, que lembra o Emblema da Coroação —desenhado por Sir Jony Ive, ex-designer da Apple— , “será reproduzido e impresso em papel reciclado, com detalhes em folha de ouro”, de acordo com a declaração oficial da casa real britânica.
Nos seus desenhos, escondem-se várias referências aos papéis dos futuros rei e rainha dos anfitriões: “O prado de flores silvestres britânico que faz fronteira com o convite apresenta lírios-do-vale, centáureas, morangos silvestres, rosas caninas, campânulas e um raminho de alecrim para lembre-se, junto com a vida selvagem, incluindo uma abelha, borboleta, joaninha, carriça e tordo. As flores aparecem em grupos de três, significando que o rei se torna o terceiro monarca de seu nome”, continua a declaração antes de aprofundar o design. “Um leão, um unicórnio e um javali, retirados dos brasões de suas majestades, podem ser vistos entre as flores.” O brasão de Camilla foi atualizado para refletir sua nomeação como Dama Real da Ordem da Jarreteirano verão passado, como confirmado pelos cortesãos.
Além disso, junto com o convite, a família real britânica compartilhou uma nova fotografia oficial do rei Charles III, 74, e sua esposa Camila, 75. A imagem, obra do fotógrafo Hugo Burnand (que também foi o responsável pelas fotos do casamento em 2005) , mostra Carlos com um meio sorriso e um terno listrado azul escuro, acompanhado por uma sorridente Camila, que está usando um vestido também azul e um colar de pérolas, na Sala Azul de Buckingham, uma das mais utilizadas para recepções. A publicação dá ainda a conhecer a identidade dos oito pajens de honra escolhidos para assistir os novos monarcas durante o serviço de coroação, entre os quais o seu neto Jorge, de nove anos e segundo na linha de sucessão.
Este novo convite para a coroação do Rei Carlos e da Rainha Camila é semelhante, embora com muito mais cor, ao emitido para a cerimónia de coroação da Rainha Isabel em 1953. Carlos, de apenas quatro anos, foi um dos participantes e recebeu o seu próprio convite , decorado com o leão e o unicórnio do brasão real. Ele teve que esperar sete décadas para ser o protagonista da cerimônia.