Na quinta-feira, 16 de janeiro, o Gabinete do Xerife do Condado de Monterey confirmou no X (anteriormente conhecido como Twitter) que ordens de evacuação foram emitidas após o incêndio, que ocorreu na Usina Elétrica de Moss Landing por volta das 15h, horário local, segundo a CNN .
Um porta-voz do gabinete do xerife disse ao veículo que o incêndio não estava relacionado aos incêndios florestais de Los Angeles.
O incêndio ainda estava queimando, mas não havia ultrapassado as instalações na manhã de sexta-feira, 17 de janeiro, disse o porta-voz do Condado de Monterey, Nicholas Pasculli, à PEOPLE.
“A ordem de evacuação ainda está em vigor e está afetando aproximadamente 1.200 a 1.500 pessoas”, disse ele, confirmando que abrange cerca de 7.600 acres.
Moradores das comunidades de Moss Landing, Prunedale e Elkhorn, na parte norte do condado de Monterey, foram afetados e, além de autoridades estaduais e municipais, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA está no local “fazendo monitoramento químico e da qualidade do ar”, disse Pasculli à PEOPLE.
A usina é de propriedade da empresa Vistra Energy, sediada no Texas, e Pasculli disse à PEOPLE que eles também estão monitorando o ar e estão “cautelosamente otimistas” sobre as leituras que estão obtendo no momento.
Ele disse que eles tiveram “sucesso em obter 100% de apoio e cooperação dos moradores para a evacuação”, confirmando que não houve “feridos ou mortos”, ao mesmo tempo em que agradeceu à comunidade e aos socorristas.
“É um esforço total para tornar essa situação administrável para que as pessoas possam retornar para suas casas o mais rápido e seguro possível”, disse ele à PEOPLE, insistindo que a “prioridade número um” era “a segurança dos moradores e dos socorristas”.
Pasculli não conseguiu fornecer uma atualização sobre o que causou o incêndio, insistindo que isso fará parte da investigação.
Nuvens de “fumaça preta perigosa” e “chamas enormes” foram vistas na usina na quinta-feira, informou o The Mercury News .
A conta CAL FIRE San Mateo – Santa Cruz Unit X publicou: “De @sccounty Atualização às 20h45 em 16/01/25 – Devido a um grande incêndio em andamento em Moss Landing, as autoridades de saúde pública do Condado de Santa Cruz estão aconselhando os moradores a ficarem em ambientes fechados, manterem janelas e portas fechadas, limitar a exposição ao ar livre e desligar os sistemas de ventilação.”
Em uma atualização às 23h de quinta-feira, a KSBW-TV relatou que o incêndio havia “explodido em um enorme inferno” no início daquela noite, mas o fogo parecia ter diminuído quase oito horas depois de ter começado.
A Vistra Energy disse em um comunicado à imprensa anterior que a usina era a “maior do gênero no mundo” após uma expansão em 2023.
Um porta-voz da empresa disse em um comunicado, segundo a Associated Press : “Nossa maior prioridade é a segurança da comunidade e de nosso pessoal, e a Vistra agradece profundamente a assistência contínua de nossos socorristas locais.”
A instalação, que fica a cerca de 77 milhas ao sul de São Francisco, “contém dezenas de milhares de baterias de lítio”, de acordo com a AP. A agência de notícias declarou que, apesar das baterias serem “importantes para armazenar eletricidade de fontes de energia renováveis como a energia solar”, incêndios podem ser difíceis de apagar se ocorrer um incêndio.
O Distrito de Proteção contra Incêndio do Condado de North de Monterey, a Vistra Energy e o Gabinete do Xerife do Condado de Monterey não responderam imediatamente quando contatados pela PEOPLE para obter informações adicionais.