Encontrar formas de fortalecer os valores de tolerância e respeito é um desafio diário na vida de todos. Para contribuir com essa missão, a escritora e ilustradora Danielle Felicetti Muquy investiu sua habilidade com recursos visuais e gráficos na criação do livro Cachorro Preto! Cachorro Branco!, publicado pela Catatau, selo infantil da DVS Editora.
A obra acompanha a trajetória de descobrimento e amizade entre dois cachorros que inicialmente estranham as diferenças entre si: um é branco e o outro, preto. A publicação, que incentiva diálogos importantes sobre diversidade de forma lúdica, conta com linguagem didática e melódica, própria para leituras em voz alta.
Visualmente, o livro proporciona uma jornada instigante ao integrar as ilustrações na narrativa de forma dinâmica. Desenhista desde criança, Danielle aplica o uso de cores com destreza. A história começa em preto e branco, quando os personagens só enxergam os defeitos de cada um, e ganha cores ao longo das páginas para simbolizar o progresso da cumplicidade entre os personagens.
Ao contar uma aventura envolvente, a autora viabiliza uma ferramenta que pode ser aproveitada por pais, guardiões e educadores para ensinar as crianças a se sentirem mais seguras quanto à aceitação das próprias diferenças, já que estarão prontas para retribuí-la ao abraçar as dos demais.
Cachorro Preto! Cachorro Branco! incentiva a convivência tolerante e mostra aos pequenos os benefícios de valorizar e aprender com a diversidade ao invés de evitá-la. Por meio das personalidades distintas desses dois cachorrinhos, é possível vislumbrar o poder da amizade para derrubar barreiras e colorir o mundo.
—-
Ficha técnica
Livro: Cachorro Preto! Cachorro Branco!
Autora: Danielle Felicetti Muquy
Editora: Catatau / DVS Editora
ISBN: 978-8568054031
Páginas: 48
Formato: 21,6×21,6×0,8 cm
Preço: R$ 37,24
Onde encontrar: Amazon, DVS Editora
Sobre a autora
Danielle Felicetti Muquy nasceu em um domingo de carnaval na década de 80, na Terra do Caqui, um reino não tão distante conhecido como Mogi das Cruzes, cidade da região metropolitana de São Paulo. Gosta de chocolate amargo, amizades doces de todas as cores, filmes, peças de teatro, séries e livros, ama rir, fazer rir, andar de bicicleta, entrar no mar e pisar na grama. Desenha desde criança e, quando cresceu, fez da arte sua profissão, formando-se como designer gráfico e atriz. Também atua como educadora, oficineira e, vez ou outra, leva o cachorro preto e o cachorro branco para passearem em escolas públicas e particulares, contando suas histórias e trocando experiências com as crianças.