Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós. (2 Timóteo 1:14)
No tempo do Antigo Testamento, Adão e Eva andavam com Deus no Jardim do Éden e Moisés encontrou-o no Monte Sinai. Hoje, Deus não nos encontra nos nossos jardins ou nas montanhas próximas onde podemos interagir com Ele apenas mediante o Seu convite. Ele não escolhe viver em uma tenda, como fez quando os filhos de Israel viajavam pelo deserto. E Ele não vive em um prédio feito por mãos humanas.
Quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem habitar em nós (ver João 14:17). Deus escolhe se mudar para o nosso espírito — bem no centro das nossas vidas — onde Ele pode estar mais perto de nós que qualquer outro ser vivo. Quando o Espírito de Deus se muda para dentro do nosso coração, o nosso espírito se torna um lugar de habitação para Ele (ver 1 Coríntios 3:16-17) e se torna santo porque Deus está ali.
O estado de santidade no qual nós, como crentes, somos colocados, é então desenvolvido em nossa alma e no nosso corpo e Deus quer que esta operação seja evidente na nossa vida diária. Ela ocorre como um processo, e as fases de mudança pelas quais passamos se tornam o nosso testemunho para aqueles que nos conhecem. Na verdade, estamos aprendendo a viver de dentro para fora! Deus fez uma obra maravilhosa no nosso espírito e o Espírito Santo está nos ensinando a viver de tal maneira que possamos ser uma testemunha para o mundo que precisa Dele.
A palavra de Deus para você hoje: viva de dentro para fora!