Um treinamento corporativo é muito importante para empresas e seus colaboradores, porque permite identificar falhas e melhorar processos. É um momento de reconhecer erros e consertá-los, além de promover o desenvolvimento de todos.
Segundo Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo, para que o treinamento seja efetivo, primeiro é necessário analisar o perfil de comunicação dos colaboradores que fazem parte da companhia para identificar as dificuldades de cada um e propor soluções.
A especialista destaca quatro perfis diferentes de comunicadores:
- Amigável: é o colaborador que resolve tudo, é cooperativo e integrador.
- Analítico: é o colaborador que analisa e dá contexto, trazendo números e lógica.
- Controlador: é o colaborador eficiente, decisivo e também pragmático.
- Expressivo: fala muito e incorpora aos demais muito de si mesmo
“O treinamento corporativo nos permite desenvolver não só a consciência de como cada um se projeta para os outros, mas também como entender uns aos outros e, desta forma, alinhar os discursos e ter mais assertividade na comunicação, com foco no resultado”, aponta Fran Rorato.
A especialista destaca que, além do lado positivo, todos os perfis têm lados negativos também e que um bom treinamento corporativo permite identificar o melhor de cada um e aperfeiçoar os pontos fracos.
“Algumas dicas que valem para todos: faça contato, mantenha boas expressões faciais, faça gestos que ilustrem o que você está falando, dose a modulação da voz, tenha convicção no que fala, empatia e escuta ativa. Esses são pontos de destaque para uma comunicação eficaz”, finaliza.