O fim de ano é marcado por trocas de presentes, momentos em família e comidas gostosas. No entanto, mesmo com o cenário econômico apresente sinais de recuperação, uma pesquisa da NielsenIQ mostrou que 56% dos brasileiros afirmam só ter dinheiro para itens básicos. Mas, afinal, como driblar a realidade e baratear as ceias de Natal e Ano Novo?
“Os pratos típicos envolvem produtos caros no preparo, como bacalhau e camarão. Se levarmos em consideração que 50,9% do salário mínimo atual é gasto com alimentação fora das épocas festivas, ao realizar compras para as ceias, o gasto é triplicado”, pondera Antônio Sá, professor e sócio-fundador da Amicci, empresa de tecnologia para varejo.
Neste cenário, saber fazer compras inteligentes é essencial. Pensando nisso, a Amicci e a Daki, aplicativo de mercado e essenciais sob demanda, prepararam um guia completo para quem quer baratear a ceia de Natal.
- Planeje com antecedência
Antecipação é o segredo para uma ceia mais econômica. Ao planejar as receitas com antecedência, é possível identificar alternativas mais acessíveis para os pratos tradicionais, além de aproveitar as melhores ofertas e evitar o estresse e a correria do final do ano. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Meta – E-Commerce Brasil, em 2023, 32% dos consumidores começaram a planejar suas compras com mais de 60 dias de antecedência, um aumento de 5% em relação a 2022.
- Pesquise os preços
Pesquisar antes de fazer as compras permite encontrar preços mais vantajosos, mas também possibilita que os consumidores desfrutem de um período festivo mais relaxante e prazeroso.
Para Ricardo Costa, Diretor de Customer da Daki, utilizar a internet durante a escolha dos produtos e na organização da ceia oferece praticidade e diversidade de produtos. “Nesse crescimento de buscas online, percebemos que os clientes querem experiências personalizadas. Portanto, lançamos recentemente o Super Daki, modalidade exclusiva que proporciona entregas agendadas para o dia seguinte, com o dobro da variedade de sortimentos, totalizando mais de 5 mil itens, o que também oferece mais uma comodidade: receber tudo necessário, no seu tempo, em casa”, comenta.
- Utilize cupons de desconto, caso compre online
Outro ponto importante é que, nessa época do ano, muitas empresas oferecem cupons de desconto. Dessa forma, é possível reduzir ainda mais os custos da ceia. Para se ter uma ideia de como a iniciativa tem movimentado a economia em datas festivas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cuponomia, uma empresa que reúne cupons de desconto e cashback para os maiores marketplaces e e-commerces do mercado, o lucro gerado por cupons ultrapassou R$ 10 bilhões em 2022. Segundo a mesma pesquisa, a expectativa é que 62% dos consumidores brasileiros usem cupons de desconto nas compras de final de ano em 2023, sendo 40% delas no segmento de alimentos e bebidas.
- Aposte em produtos mais econômicos
O país passa por uma crescente busca por itens de qualidade a valores acessíveis. Neste sentido, as marcas próprias são uma boa alternativa, já que são até 20% mais baratas. Uma pesquisa da NielsenIQ aponta que uma em cada três famílias brasileiras prefere produtos de portfólio exclusivo. “A grande aposta é no controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, garantindo que os melhores itens sejam inseridos na composição. Posteriormente, testes ainda são feitos para manter o mesmo nível de qualidade. Ao encontro disso, varejistas, indústrias e distribuidoras estão apostando nas marcas próprias”, explica Sá.