Seja na hora de montar o roteiro, escolher o destino ou organizar o orçamento, os brasileiros estão cada vez mais recorrendo a um novo companheiro de viagem: a inteligência artificial (IA). A tecnologia foi apontada como uma das principais tendências para o turismo em 2025, segundo pesquisa global encomendada pela Booking.com para identificar os comportamentos e inovações que devem moldar a forma como as pessoas viajam no próximo ano. A pesquisa ouviu mais de 31 mil pessoas em 34 países e territórios, incluindo o Brasil.
De acordo com o estudo, 2 a cada 3 viajantes brasileiros (66%) afirmam que pretendem usar IA para organizar suas próximas viagens em 2025. E esse interesse não vem por acaso: para a maioria, a IA representa sinônimo de praticidade. Nove em cada dez (87%) acreditam que o uso da ferramenta torna o processo mais rápido e eficiente, facilitando decisões que antes exigiam tempo e pesquisa. A confiança na tecnologia também chama atenção — 84% dos brasileiros dizem se sentir seguros ao utilizá-la, e 78% consideram as informações fornecidas por esses sistemas como precisas e confiáveis.
O uso da IA se espalha entre diferentes estilos de viajante: ela é vista como ferramenta-chave tanto pelos brasileiros que vão viajar à trabalho (74%), quanto por casais, viajantes solo (ambos com 70%) e famílias (67%). Quando o recorte é geracional, os mais jovens puxam a fila: 69% da Geração Z afirmam que devem usar IA para planejar suas viagens em 2025. Mas o interesse vai além da juventude, com 67% dos Millennials afirmando que já estão prontos para entregar o roteiro nas mãos da tecnologia, e até mesmo a Geração X começa a embarcar nessa jornada (58%). Na divisão por gênero, o interesse também é equilibrado para os brasileiros: 67% das mulheres e 65% dos homens querem contar com a tecnologia para facilitar a viagem.
Seja para receber recomendações certeiras de restaurantes (51%), encontrar a acomodação ideal (49%) ou montar um orçamento equilibrado (48%), a IA deve marcar presença em diferentes etapas da jornada. Além disso, 44% dos brasileiros pretendem usá-la para promoções e descontos, e garantir dicas de segurança nos destinos que desejam explorar.
O uso da inteligência artificial como fonte de inspiração para viajar ainda está atrás das redes sociais, amigos e motores de pesquisa, mas já empata com os mapas virtuais e ultrapassa os podcasts, guias tradicionais e agências físicas. Atualmente, 15% dos brasileiros já usam IA para se inspirar na hora de decidir o próximo destino.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.