O vereador Raiff Matos (DC) expressou preocupação diante de atos avaliados pelo parlamentar como antissemitismo e intolerância, que ocorreram na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), nesta quinta-feira (10/08). Ele condenou protestos para proibir a realização de uma palestra sobre empreendedorismo.
“O antissemitismo não pode ser tolerado em nenhuma circunstância. É lamentável ver estudantes utilizando a intolerância para silenciar vozes e impedir o livre debate de ideias em um ambiente acadêmico”, afirmou o vereador.
O caso em questão envolveu a presença do cientista político André Lajst no “1º Simpósio Ajuricaba de Liberdade na Amazônia”, na Ufam, onde ele iria palestrar sobre empreendedorismo em Israel. O Diretório Central de Estudantes (DCE) emitiu nota alegando que o palestrante seria um “defensor do regime Apartheid de Israel” devido ao seu serviço no Exército de Israel.
Raiff Matos enfatizou a importância do livre intercâmbio de ideias e perspectivas em um ambiente universitário. “As universidades devem ser espaços de pluralidade, debate saudável e respeito mútuo. A tentativa de silenciar um palestrante com base em sua origem étnica é inaceitável e vai contra os princípios fundamentais da educação”, considerou o parlamentar.
“Devemos promover o diálogo aberto e a troca de conhecimento entre diferentes culturas e perspectivas. A intolerância não tem lugar em nossas universidades e é nosso dever defender valores de respeito, liberdade de expressão, sobretudo para aqueles temas que vêm para promover desenvolvimento sadio para nossos jovens”, acrescentou Raiff Matos.