Em uma declaração publicada no Truth Social às 20h42, horário do leste dos EUA, no sábado à noite, o ex-presidente Donald Trump agradeceu ao Serviço Secreto e estendeu suas condolências à família do participante do comício que foi morto pelo atirador e aos parentes da pessoa que ficou gravemente ferida:
“Quero agradecer ao Serviço Secreto dos Estados Unidos e a todas as autoridades policiais pela rápida resposta ao tiroteio que ocorreu em Butler, Pensilvânia. Mais importante, quero estender minhas condolências à família da pessoa que morreu no Rally e também à família de outra pessoa que ficou gravemente ferida. É incrível que tal ato possa acontecer em nosso país. Nada se sabe até o momento sobre o atirador, que agora está morto. Fui baleado com uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um som de zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo. DEUS ABENÇOE A AMÉRICA!”
Relatório original:
O ex-presidente Donald Trump está supostamente bem depois que um indivíduo não identificado disparou tiros contra o provável candidato presidencial republicano em um comício de campanha na Pensilvânia, atingindo-o na orelha direita.
A conta oficial da campanha X de Trump publicou uma atualização logo após um indivíduo disparar vários tiros durante um comício realizado em Butler, Pensilvânia, na noite de sábado.
“O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local”, declarou o porta-voz de Trump, Steven Cheung, conforme citado no tuíte.
O atirador não identificado foi dado como morto, junto com pelo menos um participante do comício, de acordo com a Associated Press.
O governador democrata Josh Shapiro da Pensilvânia denunciou a tentativa de assassinato, tuitando que ele e sua esposa “estão rezando pelo presidente Trump, pelos oficiais do Serviço Secreto que o protegeram, pelos que compareceram ao evento e por todos os socorristas ainda na cena”.
“A violência direcionada a qualquer partido político ou líder político é absolutamente inaceitável. Não tem lugar na Pensilvânia ou nos Estados Unidos”, tuitou Shapiro.
A polícia estadual da Pensilvânia e autoridades federais foram até o local do comício de campanha em Butler e estão investigando o incidente com tiros, explicou Shapiro.
Poucos minutos depois de seu discurso no comício de campanha no sábado, estalos foram ouvidos no meio da multidão, com Trump segurando o lado direito do rosto (assista ao vídeo aqui ).
Um dos tiros pareceu atingi-lo na parte superior da orelha direita, com sangue escorrendo pelo lado direito da bochecha.
Trump então se agachou, com agentes do Serviço Secreto eventualmente o cercando e então o escoltando para fora do palco. O ex-presidente desafiadoramente levantou um punho no ar enquanto era levado para a segurança.
Robert F. Kennedy Jr., um candidato presidencial independente cujo pai foi assassinado durante a campanha em 1968, recorreu às redes sociais para pedir oração e união.
“Agora é a hora de todo americano que ama nosso país se afastar da divisão, renunciar a toda violência e se unir em oração pelo presidente Trump e sua família”, ele tuitou.
Donald Trump Jr. também postou um comentário no X garantindo aos apoiadores de seu pai que ele “nunca parará de lutar para salvar a América”.
Em uma declaração divulgada no sábado à noite, o chefe de comunicações do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, disse:
“Durante o comício de campanha do ex-presidente Trump em Butler, Pensilvânia, na noite de 13 de julho, aproximadamente às 18h15, um suposto atirador disparou vários tiros em direção ao palco de uma posição elevada do lado de fora do local do comício. O pessoal do Serviço Secreto dos EUA neutralizou o atirador, que agora está morto. O Serviço Secreto dos EUA respondeu rapidamente com medidas de proteção e o ex-presidente está seguro e sendo avaliado. Um espectador foi morto, dois espectadores ficaram gravemente feridos. O incidente está sob investigação e o Serviço Secreto notificou formalmente o Federal Bureau of Investigation.”