Após solicitar a recuperação da calçada em frente à Casa Militar da Prefeitura de Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD), voltou ao local para fiscalizar e constatou a falta de rampa de acessibilidade na calçada.
A reforma da calçada foi possível através de uma representação feita por Guedes ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), porém, não observou a acessibilidade para cadeirantes.
A falta de rampas nas calçadas é uma das dificuldades enfrentadas por pessoas usuárias de cadeira de rodas em Manaus, é o que revelou o Diretor da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas, Sebastião Neto, que acompanhou o vereador na fiscalização.
Guedes cobrou que a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) refaça a calçada e construa uma rampa de acesso para usuários de cadeira de rodas.
“Uma pessoa em cadeira de rodas não conseguirá acessar a calçada, sem ajuda de um terceiro e isso não é acessibilidade! Em nenhum ponto do calçamento tem rampa de acesso e é obrigatória rampa em faixa de pedestre de acordo com a legislação. As pessoas com deficiência precisam ser respeitadas”, defendeu.
Texto: Assessoria de comunicação do vereador